"Foi uma classificação muito apertada, tivemos que fazer alguns ajustes no carro para conseguir um ritmo melhor. Estar na pole aqui é fantástico", disse Verstappen após registrar o melhor tempo, de 1m17.775s. "É um longo caminho até a primeira curva, preciso ter uma boa largada."
Depois de conseguir sua sexta pole na temporada e 19ª de sua carreira, no domingo Verstappen largará à frente do britânico George Russell, da Mercedes, segundo no grid de largada. "Foi uma volta mais ou menos minha, mas os pontos são amanhã", disse Russell.
O também britânico Lewis Hamilton, outro piloto da Mercedes, ficou na terceira posição e dividirá a segunda fila com o mexicano Sergio Pérez, da Red Bull, que foi quarto.
No início da classificação, o termômetro mostrava uma temperatura de 24ºC no ar, mas no asfalto do circuito era de 49,5ºC. Hamilton liderou o Q1 com o tempo de 1m19s169.
Foram eliminados os alemães Mick Schumacher (Haas) e Sebastian Vettel (Aston Martin), o canadense Lance Stroll (Aston Martin), o tailandês Alexander Albon (Williams) e o canadense Nicholas Latifi (Williams).
Veja o resultado da classificação para o GP do México
Hamilton manteve a liderança no Q2 com o tempo de 1m18.552s e foram eliminados o australiano Daniel Ricciardo (McLaren), o chinês Guanyu Zhou (Alfa Romeo), o japonês Yuki Tsunoda (AlphaTauri), o francês Pierre Gasly (AlphaTauri) e o dinamarquês Kevin Magnussen (Haas).
Parecia que o heptacampeão mundial conquistaria o pole position na corrida de domingo, mas seus tempos foram anulados ao ultraar os limites de pista. Hamilton conseguiu recuperar o terceiro lugar, mas Verstappen já havia feito um tempo imbatível.
"Naturalmente, os Red Bulls são extremamente rápidos, mas estou muito orgulhoso de nossa equipe, é a melhor classificação que tivemos durante todo o ano", disse Hamilton. "Temos que ver como chegamos à primeira curva e depois aplicar a estratégia."
Depois de ser rebaixado para o quarto lugar, Pérez lamentou o resultado: "É uma pena, acho que poderíamos ter lutado pela pole position hoje; tive um problema elétrico ao longo da sessão, tivemos que trocar uma caixa elétrica e perdemos conexão; quase fiquei de fora no primeira e no segunda parte da classificação".
Os pilotos da Ferrari, Carlos Sainz, da Espanha, e Charles Leclerc, de Mônaco, terminaram em quinto e sétimo na classificação, respectivamente.
A corrida do Grande Prêmio do México, a 20ª das 22 da temporada, acontecerá neste domingo (30), a partir das 16h (horário de Brasília)