Iga Swiatek (1ª do ranking) busca o tri no Foro Italico para se tornar a primeira tenista desde Serena Williams (em 2013) a conquistar Madri e Roma na mesma temporada.
Aryna Sabalenka (2ª), que nunca ganhou Roma, quer vingança por ter perdido o tricampeonato na Espanha no tie-break do 3º set.
Confira abaixo tudo sobre a decisão:
Quando é a final?
A final de simples feminina do Aberto da Itália será disputada na capital italiana neste sábado, às 17h no horário local (12h de Brasília).
• Siga Swiatek x Sabalenka em tempo real
Onde assistir?
A ESPN (TV fechada) e o Star+ (streaming) transmitem a partida ao vivo.

Quantos pontos estão em jogo?
Ao chegarem à final do sexto torneio WTA 1000 da temporada, Swiatek e Sabalenka garantiram 650 pontos no ranking e 365 mil euros em prêmios.
Uma vitória no sábado rende à campeã um total de mil pontos e 700 mil euros.
Mesmo que se sagre vencedora, Sabalenka não vai ultraar a rival no topo do ranking.
Confronto direto
Este será o 11º encontro entre as duas (o 5º com ambas no topo do ranking). Swiatek lidera o histórico com 7 vitórias e 3 derrotas.
A polonesa venceu os dois últimos confrontos entre as duas, incluindo a emocionante final do WTA 1000 de Madri.
Em decisões contra Aryna, Iga ganhou três e perdeu apenas uma.

Sabalenka confessou que a derrota na Espanha "definitivamente a machucou". "Foi uma derrota realmente difícil, especialmente depois de ter alguns match points, mesmo que ela tenha jogado um tênis incrível. Espero que aqui em Roma eu possa conseguir a vitória e o título", disse a número 2.
As três vitórias da bielorrussa contra Iga foram todas em três sets. Sua vitória mais recente foi no ano ado, justamente em Madri, onde ela derrotou Swiatek no saibro pela primeira vez.
Caminho até a final
Iga Swiatek não perde no saibro há 11 jogos. Bicampeã no Foro Italico, a polonesa também não perdeu um set no torneio até aqui.
Para chegar à decisão, a número 1 do mundo ou por Bernarda Pera, Yulia Putintseva, Angelique Kerber, Madison Keys e Coco Gauff.
A polonesa jogará sua 12ª final de WTA 1000 em 30 eventos disputados (40%). Nem Serena Williams conseguiu um aproveitamento melhor (36%).
Já Sabalenka enfrentou dores nas costas e esteve a um ponto de ser eliminada do Aberto da Itália.
Ela chegou à final depois de derrotar Katie Volynets e Dayana Yastremska, antes de salvar três match points contra Elina Svitolina nas oitavas de final (4-6, 6-1, 7-6).
Depois, Aryna despachou Jelena Ostapenko nas quartas e Danielle Collins na semi, ambas em sets diretos.