Mais

Paolini vence Stearns com ajuda da torcida e vai à final do WTA de Roma pela 1ª vez

Jasmine Paolini, da Itália, reage durante a semifinal de simples feminino contra Peyton Stearns, dos EUA
Jasmine Paolini, da Itália, reage durante a semifinal de simples feminino contra Peyton Stearns, dos EUAAndreas Solaro / AFP
A italiana Jasmine Paolini (5ª do ranking) se tornou a primeira semifinalista do WTA 1000 de Roma, na quinta-feira (15), depois de acabar com a impressionante campanha de Peyton Stearns (42ª) no torneio.

Com ajuda da torcida local, Paolini ou pela americana com parciais de 7-5 e 6-1, em 1h41min de duelo.

Confira os detalhes da partida

A italiana tornou-se a terceira tenista de seu país a chegar à final do Foro Italico – a primeira desde que Sara Errani foi derrotada por Serena Williams em 2014. A última vez que uma tenista da Itália conquistou Roma foi em 1985, com Raffaela Reggi.

Paolini, de 29 anos, enfrentará na decisão a vencedora do duelo entre a estadunidense Coco Gauff (3ª) e a chinesa Zheng Qinwen (8ª), que se enfrentam na quadra central ainda nesta quinta-feira.

Peyton Sterns, por outro lado, vai subir para a 26ª colocação do ranking apesar do revés.

Nova virada

Após sofrer para superar Diana Schnaider nas quartas, Paolini parecia estar fora de ritmo quando perdeu os três primeiros games da partida contra Stearns, errando uma série de golpes simples e jogando de forma bastante tímida.

Aos poucos, no entanto, a tenista da casa começou a se forçar a voltar para a disputa, encontrando mais potência e precisão em seu forehand.

Principais estatísticas da partida
Principais estatísticas da partidaFlashscore

Após deixar escapar uma liderança de 4-1 na primeira parcial, Peyton Sterns foi se desanimando enquanto a torcida italiana se inflamava.

A número 5 do mundo salvou dois set points antes de fechar uma parcial complicada. No segundo set, com confiança, a italiana eou.

Esta será a primeira final de Jasmine Paolini no circuito desde que ela se sagrou vice-campeã de Roland Garros ano ado.