Paolini é a primeira italiana a vencer o torneio romano desde 1985, com o sucesso de Raffaella Reggi.
Veja os resultados do WTA de Roma
A toscana conquistou o terceiro título de sua carreira, o segundo no WTA 1000, depois de Dubai 2024, e confirma, a menos de 10 dias de Roland Garros (25 de maio a 8 de junho), que será uma força a ser reconhecida no Grand Slam no saibro, onde chegou à final em 2024.
Graças a essa vitória, Paolini ará do 5º para o 4º lugar do mundo na segunda-feira, igualando sua melhor classificação na WTA.
Até 2024, quando chegou às finais em Roland Garros e Wimbledon, Paolini era mais conhecida por seus resultados em duplas, modalidade na qual conquistou sete títulos, incluindo a medalha de ouro nos Jogos de 2024 em Paris.

Ao lado da compatriota Sara Errani, ela disputará a final de duplas no domingo contra a russa Veronika Kudermetova e a belga Elise Mertens, em uma tentativa de manter o título conquistado no ano ado.
O tênis italiano está dominando a edição 2025 do torneio romano e pode terminar com três dos quatro títulos em disputa.
No domingo, o número 1 do mundo Jannik Sinner, de volta após uma suspensão de três meses por dois testes positivos de doping para um anabolizante atribuído a uma contaminação acidental, enfrentará o espanhol Carlos Alcaraz (número 3) e o melhor jogador atual no saibro.