Sinner não joga desde que venceu o Aberto da Austrália no início da temporada e aceitou o banimento em fevereiro após um acordo com a Agência Mundial Antidoping, que contestou a decisão de um tribunal de liberá-lo após dois testes positivos.
O jogador de 23 anos foi autorizado a voltar aos treinos em 13 de abril e sua suspensão terminará em 4 de maio, antes de seu retorno às competições no Aberto da Itália, que começa três dias depois.
Sinner, que ou um tempo treinando para Roland Garros, que começa em 25 de maio, teve a garantia de manter o topo do ranking em seu torneio em casa depois que seu adversário mais próximo, Alexander Zverev, foi derrotado precocemente em Monte Carlo.
"Estamos treinando muito duro. Espero que consigamos dar um novo impulso antes da temporada de saibro. Certamente não será fácil para mim", disse Sinner à emissora ORF Sudtirol.
"Os primeiros jogos serão realmente difíceis. Mas espero que eu consiga voltar ao ritmo e então veremos como será."
Sinner, que treinou recentemente com o britânico Jack Draper, número seis do mundo, no Tennis Club de Beaulieu, na França, disse que há muitos pontos positivos em sua ausência forçada da turnê.
"Acho que, no início dos três meses, foi muito bom", acrescentou Sinner. "Um pouco de tempo longe de toda a rotina, ei um tempo com a família, com os amigos. Eu estava fazendo coisas novas e me conhecendo melhor, descobrindo qual era a minha posição. "Acho que isso me ajudou muito", reflete.