Este é o segundo título de duplas para Rafael Matos no Rio Open. Em 2024, ele conquistou ao lado do colombiano Nicolás Barrientos. Neste ano, Matos tornou-se o primeiro bicampeão.
Veja como foi a vitória de Rafael Matos e Marcelo Melo
Para o veterano Marcelo Melo, a consagração em casa. Ele bateu na trave duas vezes, a primeira em 2014 e a segunda em 2023.
O mineiro, com títulos em Roland Garros e Wimbledon, ansiava vencer no Brasil. Ao fim da partida, ele não segurou a emoção. A 39ª conquista da carreira em sua 77ª final. Aos 41 anos, Melo se tornou o tenista em atividade com mais títulos nas duplas, empatando com o croata Mate Pavic.
Um triunfo expressivo frente a Pedro Martínez e Jaume Munar, que não haviam perdido um set sequer no Rio Open.
Com o resultado no Rio Open, a parceria de Melo e Matos subiu para a sexta posição no ranking da ATP no ano. A lista será atualizada na próxima segunda-feira (24). Os brasileiros vinham do vice-campeonato em Buenos Aires, na Argentina, no fim de semana ado.
O jogo
O público presente, incluindo João Fonseca, deu um show à parte, vibrando a cada ponto. No sexto game do primeiro set, o Jockey Club explodiu quando os brasileiros obtiveram a primeira quebra do jogo, abrindo 4-2 no placar e caminharam, sem dificuldades, para o fechamento da parcial.
O segundo set, todavia, foi marcado pelo equilíbrio. Melo e Matos suaram no sétimo game, quando tiveram que superar três break. No 10º game, Melo teve a chance do match point, mas acabou desperdiçando. Só que o triunfo não escapou no 12º game, com uma quebra de saque e a confirmação do título.