Sem o número um, o italiano Jannik Sinner, que está cumprindo uma proibição de doping, Zverev, segundo no ranking mundial, chegou a Monte Carlo como o principal favorito à vitória, mas caiu diante de Berretini. O resultado vai manter Sinner na liderança do ranking, com Zverev perdendo boa chance de assumir a primeira posição e aproveitar ausência do seu maior concorrente.
Siga o ATP de Monte Carlo pelo Flashscore
Berretini, depois de chegar à final de Wimbledon em 2021 e se tornar o número 6 do ranking, está tentando recuperar seu nível depois de alguns anos complicados por lesões.
Zverev mostrou que está desorientado nesta primeira parte da temporada. Depois de perder para Sinner na final do Aberto da Austrália e ficar de fora de seu cobiçado primeiro Grand Slam, o alemão venceu apenas seis de suas últimas doze partidas e não tem nenhum resultado notável além de duas quartas de final em Buenos Aires e Rio e uma fase de 16 avos de final em Miami.
De virada
O alemão começou bem a partida e venceu o primeiro set com facilidade depois de quebrar o saque de Berretini duas vezes, mas a partida mudou quando Zverev cedeu a primeira quebra e ficou 4 a 2 abaixo no segundo set, que acabou perdendo.
Ele estava em uma posição muito delicada depois de perder o saque novamente e ficar 4 a 3 abaixo no terceiro e, embora tenha conseguido devolver a quebra no décimo game, perdeu o saque novamente no game seguinte, se despedindo precocemente do torneio.

Essa foi a primeira partida da segunda rodada a ser disputada na terça-feira em Monte Carlo.
Nas partidas ainda da primeira rodada, o argentino Tomás Echeverry e os espanhóis Pedro Martínez e Roberto Bautista se classificaram, enquanto o chileno Nicolás Jarry e o argentino Sebastián Báez foram eliminados.
Outra surpresa do dia foi a eliminação do dinamarquês Holger Rune (número 12 do ranking), que desistiu de sua partida contra o português Nuno Borges por motivo de doença.