Em busca do terceiro título em Madri e atual vice-campeã, Sabalenka vai disputar a final do torneio pela quarta vez, após o vice em 2024. A rival da bielorrussa na decisão é Coco Gauff, que atropelou Iga Swiatek com duplo 6-1. O duelo é no sábado (3), às 13h30 (horário de Brasília).
Confira a chave completa do WTA 1000 de Madri
Sabalenka dominou o primeiro set contra Svitolina (6-3) ao forçar os erros da adversária. A ucraniana melhorou o primeiro serviço e a devolução na segunda parcial, deixando a bielorrussa em situação complicada.
A líder do ranking da WTA, porém, ajustou seus golpes de direita e segurou a empolgação de Svitolina. Sabalenka fechou o segundo set em 7-5 e chegou a 30 vitórias neste ano — recordista do circuito. A bielorrussa também se tornou a tenista com mais finais no WTA 1000 de Madri (4), ao lado de Simona Halep.
Veja os detalhes de Aryna Sabalenka 2-0 Elina Svitolina
"Tivemos grandes batalhas, então eu sabia que seria difícil. Tinha que lutar por cada bola e cada game. Para ganhar, sabia que precisava estar afiada com meus golpes. Uma vitória contra ela (Svitolina) dá muita confiança e me deixa pronta para as outras batalhas", disse Sabalenka à TVE, emissora pública espanhola.