Mais

Swiatek revela que "chorou por 3 semanas" após doping e esclarece incidente com gandula

Normalmente quieta em quadra, Iga explodiu em Indian Wells
Normalmente quieta em quadra, Iga explodiu em Indian WellsJayne Kamin-Oncea-Imagn Images
A polonesa Iga Swiatek (2ª do ranking) disse nesta segunda que "não se orgulha" da maneira como descarregou sua frustração durante a semifinal de Indian Wells, quando quase deu bolada em um gandula, mas acrescentou que não esperava receber "críticas tão duras". Iga também revelou imensa tristeza pela suspensão por doping em novembro.

A pentacampeã de Grand Slam foi duramente criticada pelo incidente com o gandula, que ocorreu durante a derrota de sexta-feira para a eventual campeã Mirra Andreeva por 2 sets a 1.

A ex-número 1 do mundo Kim Clijsters foi uma das que condenou a atitude de Iga em quadra, dizendo ao podcast do ex-tenista Andy Roddick que “os gandulas estão ali para te ajudar, e devem ser deixados em paz”.

O que disse Swiatek?

"É verdade, expressei minha frustração de uma forma da qual não me orgulho. Minha intenção nunca foi mirar a bola em ninguém, mas apenas liberar minha frustração fazendo-a quicar na quadra", escreveu Swiatek em seu Instagram.

"Eu imediatamente pedi desculpas ao garoto, fiz contato visual e acenei com a cabeça enquanto expressava meu pesar por ter acontecido ao lado dele", acrescentou ela.

"Já vi muitos jogadores dispararem bolas por frustração e, sinceramente, não esperava julgamentos tão duros", ponderou.

Rótulo de robô e doping

"Quando estou muito concentrada e não demonstro muita emoção na quadra, sou chamada de robô, minha atitude é rotulada como desumana. Agora, quando sou mais expressiva, demonstrando sentimentos ou luta interna, de repente sou rotulada de imatura ou histérica", reclamou Swiatek.

"Esse não é um padrão saudável, especialmente considerando que, há apenas seis meses, senti que minha carreira estava por um fio, ei três semanas chorando todos os dias e não queria entrar em quadra", concluiu.

A polonesa foi suspensa por um mês em novembro depois de testar positivo para a substância proibida trimetazidina (TMZ).

Swiatek estreia nesta semana no WTA 1000 de Miami, na quinta ou sexta-feira, contra a vencedora do duelo entre a sa Caroline Garcia (74ª) e a húngara Anna Bondar (94ª).

Confira a tabela do Miami Open