Rune, de 21 anos, lutará pelo segundo título de Masters 1000 contra o vencedor da semifinal entre o espanhol Carlos Alcaraz e o britânico Jack Draper. Medvedev, por sua vez, ficou sem a terceira final consecutiva no deserto californiano após as duas em que foi derrotado por Alcaraz.
Veja a chave completa do Masters 1000 de Indian Wells
Ex-número um do mundo, Medvedev prolonga assim seu jejum de títulos desde a vitória no Masters 1000 de Roma, em maio de 2023, em final vencida justamente contra Rune. Já o dinamarquês quebrou uma sequência de sete derrotas em semifinais de ATP e agora lutará por um troféu que recuperaria sua promissora carreira, um tanto estagnada nos últimos anos.
Rune, parceiro geracional de Alcaraz e Jannik Sinner, era visto como um potencial terceiro membro do Big 3 do futuro quando, aos 19 anos, conquistou o Masters 1000 de Paris em 2022, derrotando Novak Djokovic na final. Um ano depois perdeu as finais do Masters 1000 de Monte Carlo e Roma e agora terá sua primeira oportunidade na Califórnia.
"Isso significa muito. O trabalho ainda não terminou, mas a sensação é incrível", disse Rune após garantir sua classificação para a final.