A semifinalista do Aberto da França, de 17 anos, que surpreendeu a pentacampeã de Grand Slam Iga Swiatek nas quartas de final e a ex-vencedora de Wimbledon Marketa Vondrousova nas oitavas de final, é a jogadora mais jovem a chegar a uma final do WTA 1000.
Siga o WTA de Dubai pelo Flashscore
Andreeva também se torna a jogadora mais jovem a derrotar três vencedoras de Grand Slam em um único evento desde a compatriota Maria Sharapova em 2004.
A campeã de Wimbledon 2022, Rybakina, sétima colocada no ranking mundial, deixou escapar uma pequena vantagem de 2 a 1 em um set inicial apertado, com o ímpeto oscilando de um lado para o outro, antes de Andreeva sair na frente.
No entanto, Rybakina forçou o terceiro set depois de um segundo set apertado, quando construiu vantagem de 4 a 3. Quando parecia que Rybakina iria sair com a vitória depois de uma vantagem de 3 a 1 no último set, Andreeva se recuperou para vencer cinco games consecutivos.

“Da última vez que jogamos, foi uma partida muito difícil... Ela atacou com seus golpes e me matou no final. Desta vez, eu sabia que ela bateria forte. Tentei lutar por cada ponto e continuei acreditando”, disse Andreeva.
A próxima adversária de Andreeva será Clara Tauson, da Dinamarca, ou a tcheca Karolina Muchova, 14ª cabeça-de-chave.