Em busca do tetracampeonato no Catar, Iga superou Elena com parciais de 6-2 e 7-5, após 1h36min, em excelente duelo que reeditou a final do ano ado.
Esta foi a 15ª vitória seguida da polonesa no evento de Doha. Na semifinal, Iga pega a letã Jelena Ostapenko (37ª), que despachou a tunisiana Ons Jabeur nas quartas com um duplo duplo 6-2.
Swiatek tem que superar um tabu para alcançar mais uma final no Catar. Em quatro encontros contra Ostapenko na carreira, ela perdeu todos.
Siga Swiatek x Ostapenko em tempo real
As semifinais de Doha serão disputadas nesta sexta-feira (14).
Iga mostra força
Swiatek começou a partida contra Rybakina jogando melhor e sacando bem. Ao conseguir duas quebras e sem ceder nenhum break-point, a polonesa fechou o set sem sustos.
Na segundo parcial, a cazaque veio mais forte e conseguiu quebrar Iga pela primeira vez logo no segundo game. Elena manteve a vantagem até o sétimo game, quando Iga devolveu o break e empatou a parcial em 4-4.

O jogo seguiu parelho até o nono game, quando o mental falou mais alto. Com o jogo em 6-5 para a polonesa, Rybakina precisava confirmar o saque para levar a disputa ao tie-break, mas cometeu uma dupla falta no primeiro match-point cedido à rival.
Elena imediatamente raquetou o chão de raiva e terminou a partida visivelmente abalada.

O resultado empata o retrospecto entre ambas: em 8 duelos contra Rybakina, Swiatek tem agora 4 vitórias.