O triunfo de Hugo com parciais de 14/12, 5/11, 6/11, 7/11, 11/7, 11/5 e 12/10 fez ele se tornar o primeiro não asiático e europeu a chegar na final da Copa do Mundo. O brasileiro enfrentará na disputa do ouro o vencedor do duelo entre Lin Shidong (1º do ranking) e Liang Jingkun (4º), ambos chineses. A decisão será neste domingo (20), às 9h15 (horário de Brasília).
Veja a chave completa da Copa do Mundo de tênis de mesa
"Estou muito feliz. Chegar à final da Copa do Mundo é algo que qualquer atleta de tênis de mesa sonha. Vou com tudo para a decisão. Vai ser um jogo incrível e, acima de tudo, vou tentar aproveitar ao máximo", disse Hugo após a vitória na semifinal.
Calderano já havia garantido uma medalha inédita para o Brasil ao chegar na semifinal, já que não há disputa do bronze na Copa do Mundo de tênis de mesa. Porém, o brasileiro atualizou o feito e agora se tornou o primeiro não asiático a chegar a decisão desde o alemão Timo Boll em 2018.
A vitória de Calderano na semifinal foi a quinta do brasileiro na competição. Hugo superou três japoneses, um canadense e um chinês na sua caminhada até a final.