O triunfo de João Fonseca sobre o argentino veio com um 6-4 e 7-6 (1), em 1h49. O título dará 250 pontos no ranking para o brasileiro, que ará de 99º do mundo para 68º. O carioca também deixará para trás Thiago Wild e se tornará o tenista número 1 do Brasil.
Veja a chave completa do ATP 250 de Buenos Aires
A conquista em Buenos Aires é a primeira do tênis brasileiro em torneios ATP desde 2020. O último havia sido Thiago Wild no ATP 250 de Santiago. O jejum no Argentina Open era bem maior e já durava 24 anos. Gustavo Kuerten foi o responsável pelo último título do Brasil na casa dos hermanos, em 2001.
João Fonseca agora se concentra no Rio Open, maior torneio de tênis da América do Sul e onde o carioca despontou para o circuito no ano ado. O tenista de 18 anos estreará contra o francês Alexandre Muller, número 58 do mundo.
Tranquilidade de veterano
João Fonseca entrou para jogar a sua primeira final de ATP como se fosse um veterano. Mesmo na casa do adversário, com torcida fanática contra, o brasileiro não se abalou e quebrou o serviço de Cerúndolo no primeiro game. Apesar de ter sido quebrado em seguida, João se manteve bem e fechou o set em 6-4.
O segundo set também foi um ótimo teste para o psicológico inabalável de João Fonseca. Depois de sacar para fechar em 5-4 e perder seu serviço, o jovem quebrou de volta, mas não conseguiu matar o duelo com o placar em 6-5. O empate levou ao tie-break, e aí o brasileiro foi arrebatador. Vitória por 7 a 1 e a conquista do primeiro de muitos títulos.