Em um confronto entre os dois campeões de Grand Slam da temporada, Alcaraz venceu uma final eletrizante por 6-7(6), 6-4, 7-6(3) em 3h21min de batalha.
Com seu quarto título da ATP no ano, o espanhol vai voltar a ser o número 2 do ranking na próxima semana.
Alcaraz se tornou o primeiro tenista a vencer um ATP 500 em todas as três superfícies: Rio 2022 (saibro), Barcelona 2022 e 2023 (saibro), Queen's Club 2023 (grama) e Pequim 2024 (dura).
O resultado pôs fim à série de 14 vitórias consecutivas do italiano, que buscava o bi em Pequim. Sinner vai se manter como número 1 do mundo, com quase 4 mil pontos ainda de vantagem sobre o amigo.

Um novo clássico
O duelo diante de 15 mil espectadores merecia cinco sets. Com uma exibição de gala, Alcaraz começou melhor e foi o primeiro a quebrar para abrir 4 a 1.
Sinner, que itiu ter ficado noites sem dormir por conta de seu caso de doping, quebrou de volta para diminuir a vantagem para 4-3, antes de conseguir nova quebra em 5-4, quando o espanhol sacava para levar a primeira parcial.

O italiano salvou um set point sacando em 6-5 e outros dois no tie-break antes de conseguir ganhar a primeira parcial.
Após perder seu primeiro set na China, Carlitos foi impecável na sequência. Jogando no limite, o espanhol novamente quebrou primeiro para fazer 5-4, antes de confirmar seu serviço e empatar o duelo.
Confira os detalhes da final do ATP 500 de Pequim
O último set foi igualmente apertado, com uma quebra para cada lado. Alcaraz errou menos e foi mais agressivo na hora decisiva, ganhando o tie-break final nos detalhes.
Esta foi sua 7ª vitória contra Sinner em 11 encontros no ATP tour, no que se tornou o grande embate atual do tênis masculino.