Swiatek, cinco vezes campeã de Grand Slam, entrou na partida tendo perdido apenas 10 games no torneio e a polonesa enviou mais um aviso às suas rivais pelo título, ao eliminar Lys em 59 minutos na Rod Laver Arena.
Siga o Aberto da Austrália pelo Flashscore
“Ótimo, essa foi minha primeira sessão noturna e estou feliz por ter a chance de jogar na Rod Laver Arena”, disse Swiatek.
“Eu gostei, o que é o mais importante... Ainda tenho 23 anos, então há muito a melhorar. Não sinto que estou em meu auge. Mas essas partidas me dão muita confiança.
“Não sabemos o que vai acontecer no futuro, talvez eu esteja melhor. Estou muito feliz por ter conseguido jogar bem. Estou me sentindo muito confortável”.
Um dos vários winners de forehand ajudou Swiatek, semifinalista de 2022, a quebrar Lys pela primeira vez e a jogadora de 23 anos não tirou o pé do acelerador ao fechar o primeiro set em 24 minutos.

A número 128 do mundo, Lys, teve uma corrida histórica depois que substituiu Anna Kalinskaya no sorteio principal após uma derrota no qualifying, mas a jogadora nascida em Kiev só tinha mais sofrimento pela frente.
Lys conseguiu sorrir e ergueu o punho quando estava com 40-30 de vantagem depois de ter perdido os três primeiros games e recebeu muitos aplausos em busca de evitar a temida dupla quebra.
Swiatek quebrou pela quinta vez depois de um longo game e serviu em grande estilo para marcar um encontro com Emma Navarro nas oitavas de final.