Svitolina fechou o jogo em 2 sets a 0, com parciais de 6-4 e 6-1, em uma hora e 23 minutos na Rod Laver Arena, em Melbourne.
Após um 1º set equilibrado, a ucraniana não teve problemas para superar a russa que despachou a brasileira Bia Haddad na rodada anterior.
A próxima adversária de Svitolina será a americana Madison Keys (19ª), que bateu a cazaque Elena Rybakina (7ª) em três sets, parciais de 6-3, 1-6 e 6-3.
Esta é a terceira vez que a ucraniana de 27 anos chega às quartas no Aberto da Austrália. A última havia sido em 2019, antes de sua gravidez.

Guerra na Ucrânia, guerra na quadra
Svitolina evitou cumprimentar Kudermetova ao final da partida devido à guerra em seu país contra a Rússia.
A organização do torneio exibiu um aviso nos telões da arena para informar aos espectadores que não haveria o cumprimento entre as tenistas e pedir "respeito nestas circunstâncias difíceis".
“Para mim, encontrar uma maneira de vencer partidas, encontrar uma maneira de trazer um pouco de luz, uma pequena vitória para o povo ucraniano é algo pelo qual sinto que sou responsável”, disse a tenista após sua vitória.
Embora tenha dito que não se prepara de forma diferente quando enfrenta tenistas russas, Svitolina reconheceu que as partidas não são as mesmas.
“Sinto que o espírito é diferente”, respondeu ela. “Se eu não ganhar, vou quase morrer na quadra, não vou deixar que ela vença tão facilmente”.
“Acordar com a notícia de que seus amigos morreram na linha de frente, foram mortos por um soldado russo, é algo que realmente pesa em meu coração”, acrescentou.
Após o início da invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022, Svitolina tem 7V e 0D contra tenistas da Rússia.