Mais

Thiago Monteiro perde de virada para Nishikori e é eliminado na estreia no Aberto da Austrália

Monteiro se despediu na estreia após batalha de mais de 4 horas de duração
Monteiro se despediu na estreia após batalha de mais de 4 horas de duraçãoMartin KEEP / AFP
O tenista brasileiro Thiago Monteiro foi eliminado na primeira rodada do Aberto da Austrália neste domingo (12) pelo veterano japonês Kei Nishikori numa batalha de cinco sets.

Após perder as duas primeiras parciais, Nishikori, de 35 anos, conseguiu uma virada espetacular em que chegou a salvar dois match points de Monteiro, para vencer por 4-6, 6-7 (4/7), 7-5, 6-2 e 6-3 em 4 horas e 6 minutos.

Siga o Aberto da Austrália pelo Flashscore

Logo após o jogo na John Cain Arena, o japonês itiu que quase abandonou o tênis no ano ado, após longas batalhas contra uma lesão, mas o sonho de jogar o Australian Open o manteve ativo.

Nishikori, que chegou a alcançar o número 4 no ranking da ATP em seu auge e hoje é o 74º, foi finalista do Aberto dos Estados Unidos há uma década.

"Quase desisti no match point", itiu o veterano, que está se recuperando depois de ar anos prejudicado devido a uma cirurgia no quadril e uma lesão no tornozelo.

"Ele estava jogando muito bem. Mas, de alguma forma, eu lutei. Foi realmente difícil", acrescentou. "Tentei manter a calma mesmo estando quase fora do torneio. Tentei lutar até o fim".

Após suas batalhas devido às lesões, Nishikori voltou a disputar seus dois primeiros Grand Slams no ano ado desde a temporada de 2021, chegando à segunda fase em Roland Garros antes de desistir por causa de um problema no ombro.

Números da derrota de Monteiro
Números da derrota de MonteiroFlashscore

Ruud vence Munar

Também neste domingo, o número 6 do mundo, Casper Ruud, venceu outra maratona de cinco sets, contra o espanhol Jaume Munar (61º), com parciais de 6-3, 1-6, 7-5, 2-6 e 6-1 em três horas e 21 minutos.

"Treinamos muito juntos. Quando você conhece alguém muito bem é sempre uma armadilha porque ele conhece o seu jogo. A partida poderia ter virado a seu favor", disse o norueguês, três vezes finalista do Grand Slam (Roland Garros em 2022 e 2023 e Aberto dos EUA em 2023).

Munar, originário de Mallorca como Rafael Nadal, e Ruud, que ou longos períodos se preparando na ilha, treinaram frequentemente na prestigiada academia do agora lendário tenista espanhol, que se aposentou das quadras em novembro.

Números da vitória de Ruud
Números da vitória de RuudFlashscore