O qualifier Tien parecia estar se esvaindo depois que Medvedev, quinto cabeça de chave, salvou um match point no tiebreak do terceiro set e se recuperou de dois sets a menos para chegar à decisão na Margaret Court Arena.
Siga o Australian Open pelo Flashscore
Mas o jogador de 19 anos aproveitou suas últimas reservas de energia para se tornar o americano mais jovem a chegar à terceira rodada do Aberto da Austrália desde que Pete Sampras o fez aos 18 anos em 1990.
Medvedev parecia ser o favorito na decisão, com Tien claramente cansado, mas o número 121 do mundo corajosamente exigiu do russo em uma série de rallies exaustivos.
Depois de um breve atraso devido à chuva e com o relógio se aproximando das 3h da manhã, Medvedev sacou para a partida com 6 a 5, mas Tien se recusou a desistir e quebrou para levar a disputa para um tiebreak decisivo.
Medvedev liderava por 6 a 4, mas Tien se recuperou e conquistou uma vitória sensacional em seu primeiro match point, quando Medvedev, cansado, jogou uma devolução sobre a linha para encerrar a disputa de quase cinco horas.
