O jogador de 24 anos disse que a Federação Internacional de Tênis (ITF) o acusou no início de 2022 por ter perdido três "tentativas de teste fora da competição" durante um período de 12 meses.
“Eu lutei contra essa acusação em uma audiência e fui inocentado por um tribunal independente de 3 árbitros em junho de 2022”, disse ele no Twitter.
No entanto, a ITF recorreu da decisão ao Tribunal Arbitral do Esporte (CAS), que decidiu a favor da ITF. O CAS observou em um comunicado que Ymer itiu duas "falhas de paradeiro", mas contestou uma terceira instância, argumentando que o oficial de controle de doping "não fez uma tentativa razoável" de localizar o número 51 do mundo Ymer - que estava hospedado em um hotel diferente do que originalmente planejado.
Ao mesmo tempo, o CAS optou por uma suspensão de 18 meses, em vez da suspensão de dois anos solicitada pela ITF. Ymer foi derrotado na terceira rodada de Wimbledon deste ano pelo colombiano Daniel Galan.
Em sua postagem nas redes sociais, Ymer lamentou ter sido banido "apesar de nunca ter usado nem sido acusado de usar substâncias proibidas".
"Já tendo sido inocentado uma vez e afirmando sinceramente que não sinto que a terceira ofensa foi cometida, considero injusta a decisão deles de me julgar novamente e subsequentemente me considerar culpado", disse Ymer.