Djokovic busca o 23º título masculino de Grand Slam na ausência do lesionado Rafael Nadal, que perderá o torneio de Roland Garros pela primeira vez desde sua estreia em 2005, conquistando o título. O terceiro cabeça-de-chave Djokovic, campeão de Roland Garros em 2016 e 2021, enfrenta o 114º colocado Aleksandar Kovacevic dos EUA na primeira rodada em Paris.
Djokovic, que completou 36 anos na segunda-feira (22), foi incomodado por uma recorrência de lesão no cotovelo direito que interrompeu sua temporada no saibro. Ele não conseguiu ir além das quartas de final em nenhum dos três eventos que disputou na temporada de saibro, perdendo a liderança do ranking da ATP.

Os campeões do US Open, Carlos Alcaraz e Daniil Medvedev, começam suas campanhas em Roland Garros contra um tenista saindo do qualifying ou alguém que sairá de uma repescagem. Alcaraz também pode enfrentar Stefanos Tsitsipas, vice-campeão do Aberto da França em 2021, nas quartas de final do torneio francês.
Swiatek favorita na chave feminina
A atual campeã feminina Iga Swiatek começa sua defesa de título contra a espanhola Cristina Bucsa, a número 67 do mundo, e que foi derrotada pela polonesa na terceira rodada do Australian Open deste ano. Swiatek tentará se tornar a primeira campeã feminina consecutiva no Aberto da França em 16 anos.
Ela deve enfrentar Coco Gauff, vice-campeã de 2022, nas quartas de final e pode enfrentar a campeã de Wimbledon, Elena Rybakina, vencedora do WTA 1000 de Roma na semana ada, nas semifinais.

"Este é o meu torneio favorito. Sempre recebo essa motivação extra para treinar mais aqui. Estou muito animado por estar aqui", disse Swiatek durante a cerimônia de sorteio.
Aryna Sabalenka, que conquistou seu primeiro título de Grand Slam em Melbourne, enfrenta Marta Kostyuk, da Ucrânia, na primeira rodada. Sabalenka nunca ou da terceira rodada em Paris, apesar de ter chegado pelo menos às semifinais em todos os outros três Grand Slams.
Ons Jabeur, sétima cabeça de-chave, é uma potencial adversária nas quartas de final de Rybakina, que derrotou o tunisiana na final de Wimbledon em 2022. Jabeur também foi vice-campeã atrás de Swiatek no US Open.