A organização do torneio suspendeu todos os confrontos desta terça-feira (21), incluindo a disputa entre Thomaz Bellucci e Sebastián Báez. No momento da interrupção, Alcaraz havia fechado o primeiro set em 6-4 e vencia a segunda parcial por 5-3.
Caso confirme sua vitória nesta quarta-feira (22), Alcaraz, o tenista número 2 do mundo, terá pela frente o vencedor do duelo entre o italiano Fabio Fognini e o chileno Marcelo Barrios Vera. Até o momento da suspensão das partidas, Fognini liderava a disputa por 6-2 e 5-2.
Veja como estava a partida entre Carlos Alcaraz e Mateus Alves até a suspensão
O brasileiro Mateus Alves começou dando trabalho para Alcaraz, vencendo dois games no primeiro set. Mas o espanhol não se intimidou e ou a controlar a partida no Rio de Janeiro, estabelecendo-se de fato no sétimo game, quando conseguiu a virada, de fato, e istrando a liderança, fechando a parcial em 6-4.
No segundo set, o equilíbrio mostrado no primeiro set se manteve, mas Alcaraz conseguiu a quebra no quinto game e ou a liderar o placar em 3 a 2. Só que Mateus Alves foi valente, conseguindo igualar o jogo em 3 a 3 em um erro não forçado do espanhol.
A partida então ganhou o componente temporal, sendo interrompida pela primeira vez devido aos vários raios que caíam próximos ao Jockey Club do Rio de Janeiro. Mas quando o jogo voltou, Alcaraz conseguiu a quebra, ou a liderar o placar em 4 a 3 e depois em 5 a 3, até que a forte chuva interrompeu de vez as partidas.