Depois de abrir a temporada 2022/23 com três vitórias consecutivas, os Celtics pareciam prontos para outra vitória fácil, com uma vantagem de 19 pontos no meio do primeiro quarto no United Center, em Chicago.
Mas Chicago se recuperou e sufocou o jogo ofensivo dos Celtics para voltar forte no segundo quarto, vencendo os visitantes por 35 a 15 na parcial e liderando por 65 a 54 no intervalo. Os Bulls ainda somaram mais 35 pontos no terceiro quarto e chegaram ao último período com uma vantagem de 21.
Durante a reação dos Bulls, o técnico interino do Celtics, Mazzulla, foi expulso do jogo e mandado de volta ao vestiário depois que o astro Jayson Tatum questionou a decisão de um árbitro. A noite sombria para Boston piorou no início do quarto período, quando Williams também foi ejetado por colidir com a árbitra Cheryl Flores. Williams protestou furiosamente sem sucesso antes de entrar pelo túnel sob vaias da torcida.
DeMar DeRozan liderou Chicago com 25 pontos, enquanto Ayo Dosunmu somou 22. Zach LaVine (19 pontos), Nikola Vucevic (18) e Derrick Jones Jr. (10) também contribuíram para o ataque dos Bulls. Enquanto isso, Jayson Tatum (26 pontos) e Jaylen Brown (21) lideraram Boston.
Na Filadélfia, James Harden fez 29 pontos e 11 assistências e Joel Embiid marcou 26 pontos para levarem o Philadelphia 76ers à primeira vitória da temporada, com 120 a 106 sobre o Indiana Pacers.
Os Sixers começaram a liga com três derrotas, perdendo as duas primeiras para os favoritos da Conferência Leste, Boston Celtics e Milwaukee Bucks.
Em Miami, Fred VanVleet marcou 24 pontos, Pascal Siakam fez 23 e o Toronto Raptors se recuperou no último quarto para vencer o Heat por 98 a 90.
Precious Achiuwa pegou 22 rebotes para os Raptors, o maior já feito por um reserva de Toronto. Jimmy Butler marcou 26 pontos para o Miami, que também teve 22 pontos e 15 rebotes de Tyler Herro. Bam Adebayo e Duncan Robinson fizeram 14 e 12 pontos, respectivamente.