Mais

Retrospectiva 2022: os grandes vencedores do ano no esporte mundial

As inglesas levantaram uma taça para seu país pela 1ª vez em 56 anos
As inglesas levantaram uma taça para seu país pela 1ª vez em 56 anosProfimedia
Quais equipes e atletas foram os mais vitoriosos de 2022? Tem muita gente que, com taça ou sem taça, marcou este ano com conquistas que fizeram história. Confira abaixo quem o Flashcore listou como os maiores vencedores de 2022:

A Inglaterra e o futebol feminino

O futebol feminino alcançou também novos patamares neste ano. As mulheres bateram recorde de público de Wembley a Itaquera, ando por Marrocos. Confira aqui a lista completa dos recordes batidos pelas mulheres em 2022.

E a Inglaterra finalmente conseguiu trazer o "futebol de volta para casa". Após incontáveis fracassos da seleção masculina, as leoas venceram a Alemanha na final da Euro 2022 e conquistaram um título para o país do esporte bretão pela primeira vez desde 1966.

A melhor ginasta do mundo de 2022 é do Brasil
A melhor ginasta do mundo de 2022 é do BrasilCOI

Rebeca Andrade

Em novembro, a brasileira de 23 anos conquistou seu primeiro título mundial e ganhou o status de melhor ginasta do planeta. Medalhista de prata em Tóquio 2020, Rebeca fez história no Mundial de Liverpool ao se tornar a primeira brasileira a ganhar ouro no individual geral na Ginástica Artística. 

O holandês se sagrou bicampeão em 2022
O holandês se sagrou bicampeão em 2022Profimedia

Max Verstappen

Em outubro, o piloto da Red Bull conquistou o bicampeonato mundial da Fórmula 1 após vencer o GP do Japão. Em um campeonato dominado por ele de ponta a ponta, Verstappen roubou de Lewis Hamilton a coroa de melhor piloto da F1 da atualidade e terminou a temporada com 214 pontos na frente do rival. 

O piloto britânico é do Brasil
O piloto britânico é do BrasilCâmara dos Deputados

Lewis Hamilton

Sim, foi uma temporada para o inglês heptacampeão mundial esquecer, mas em 2022 Hamilton conquistou o inédito título de… cidadão honorário do Brasil-sil-sil. Este título nenhum outro piloto gringo jamais conseguiu.

Seleção masculina de Marrocos chega nos braços do povo após Catar 2022
Seleção masculina de Marrocos chega nos braços do povo após Catar 2022Profimedia

Marrocos

Marrocos fez história este ano tanto com a seleção masculina quanto com a feminina.

Com os homens, no Mundial do Catar no fim do ano, Marrocos venceu alguns favoritos e se tornou a primeira nação africana (e também árabe) a alcançar uma semifinal de Copa do Mundo. Os torcedores mostraram ao resto do planeta como se empurra uma seleção.

Já as Leoas do Atlas conseguiram classificar o país para a Copa do Mundo feminina pela primeira vez na história, após vencer Botswana nas quartas de final da Copa Africana de Nações em julho.

Alcaraz é o mais jovem número 1 do mundo
Alcaraz é o mais jovem número 1 do mundoProfimedia

Carlos Alcaraz

Com a aposentadoria de Roger Federer e o crepúsculo anunciado de Rafael Nadal, o tênis maculino ganhou um novo rei em 2022.

O espanhol Carlos Alvarez venceu o US Open e terminou o ano como o mais jovem tenista (19 anos) a finalizar a temporada no topo do ranking mundial.

Swiatek ganhou oito títulos no ano
Swiatek ganhou oito títulos no anoReuters

Iga Swiatek

A polonesa número 1 do mundo ganhou oito títulos em 2022, incluindo dois Grand Slams: Roland Garros e US Open.

Swiatek foi tão dominante que chegou a vencer 37 partidas seguidas na temporada e levou o prêmio de “Jogadora do Ano” da WTA.

Rapinoe recebe a Medalha da Liberdade do presidente estadunidense
Rapinoe recebe a Medalha da Liberdade do presidente estadunidenseProfimedia

Megan Rapinoe e Simone Biles

A jogadora da seleção americana de futebol, Megan Rapinoe, e a ginasta Simone Biles não venceram títulos importantes em 2022, mas ganharam da mão do presidente Joe Biden a Medalha da Liberdade, a mais alta honra civil dos Estados Unidos.

Rapinoe foi a primeira futebolista (homem ou mulher) a receber a medalha na história, e foi homenageada por sua luta por igualdade de gênero, justiça racial e direitos da comunidade LGBTQ+. 

Biles ganhou o prêmio por sua ajuda a sobreviventes de abusos sexuais e trabalho com atletas com problemas de saúde mental, além da sua contribuição à ginástica americana.

Campeões do 51º Super Bowl
Campeões do 51º Super BowlProfimedia

Los Angeles Rams

Em um dos playoffs mais emocionantes da história da NFL, os Rams voltaram a conquistar o troféu Vince Lombardi após duas décadas para a franquia, e depois de quase quatro décadas para a cidade de Los Angeles.

Após uma virada inesquecível em cima do San Francisco 49ers na final da Conferência Nacional, o time do técnico Sean McVay conseguiu novamente virar um jogo no último quarto para vencer o Super Bowl LVI em sua casa (23 a 20 em cima do Cincinnati Bengals).

Uma vez Flamengo...
Uma vez Flamengo...Flickr / C.R. Flamengo

Flamengo

O Flamengo foi o grande vencedor do futebol brasileiro em 2022 após conquistar a Copa do Brasil em cima do Corinthians e papar o tri da Libertadores com uma campanha impecável.

O Rubro-Negro mostrou que consegue se manter em “outro patamar” apesar do bate-cabeça para achar um técnico.

A taça do mundo é deles
A taça do mundo é delesAFP

Messi e Argentina

No calendário futebolês, 2022 foi o ano da Pulga. Após uma temporada sem brilho no PSG, Lionel Messi finalmente conquistou o título que faltava em sua brilhante carreira – e o caneco mais importante de todos. Numa Copa do Mundo inesquecível, Messi fez gol em todas as fases, ganhou a Bola de Ouro, bateu o recorde de jogos em Copas (além do recorde de gols pela seleção) e liderou a Argentina ao tricampeonato mundial.

Quem vai brilhar em 2023? Se você tem bola de cristal, conta para a gente no nosso Twitter!