A Inglaterra e o futebol feminino
O futebol feminino alcançou também novos patamares neste ano. As mulheres bateram recorde de público de Wembley a Itaquera, ando por Marrocos. Confira aqui a lista completa dos recordes batidos pelas mulheres em 2022.
E a Inglaterra finalmente conseguiu trazer o "futebol de volta para casa". Após incontáveis fracassos da seleção masculina, as leoas venceram a Alemanha na final da Euro 2022 e conquistaram um título para o país do esporte bretão pela primeira vez desde 1966.

Rebeca Andrade
Em novembro, a brasileira de 23 anos conquistou seu primeiro título mundial e ganhou o status de melhor ginasta do planeta. Medalhista de prata em Tóquio 2020, Rebeca fez história no Mundial de Liverpool ao se tornar a primeira brasileira a ganhar ouro no individual geral na Ginástica Artística.

Max Verstappen
Em outubro, o piloto da Red Bull conquistou o bicampeonato mundial da Fórmula 1 após vencer o GP do Japão. Em um campeonato dominado por ele de ponta a ponta, Verstappen roubou de Lewis Hamilton a coroa de melhor piloto da F1 da atualidade e terminou a temporada com 214 pontos na frente do rival.

Lewis Hamilton
Sim, foi uma temporada para o inglês heptacampeão mundial esquecer, mas em 2022 Hamilton conquistou o inédito título de… cidadão honorário do Brasil-sil-sil. Este título nenhum outro piloto gringo jamais conseguiu.

Marrocos
Marrocos fez história este ano tanto com a seleção masculina quanto com a feminina.
Com os homens, no Mundial do Catar no fim do ano, Marrocos venceu alguns favoritos e se tornou a primeira nação africana (e também árabe) a alcançar uma semifinal de Copa do Mundo. Os torcedores mostraram ao resto do planeta como se empurra uma seleção.
Já as Leoas do Atlas conseguiram classificar o país para a Copa do Mundo feminina pela primeira vez na história, após vencer Botswana nas quartas de final da Copa Africana de Nações em julho.

Carlos Alcaraz
Com a aposentadoria de Roger Federer e o crepúsculo anunciado de Rafael Nadal, o tênis maculino ganhou um novo rei em 2022.
O espanhol Carlos Alvarez venceu o US Open e terminou o ano como o mais jovem tenista (19 anos) a finalizar a temporada no topo do ranking mundial.

Iga Swiatek
A polonesa número 1 do mundo ganhou oito títulos em 2022, incluindo dois Grand Slams: Roland Garros e US Open.
Swiatek foi tão dominante que chegou a vencer 37 partidas seguidas na temporada e levou o prêmio de “Jogadora do Ano” da WTA.

Megan Rapinoe e Simone Biles
A jogadora da seleção americana de futebol, Megan Rapinoe, e a ginasta Simone Biles não venceram títulos importantes em 2022, mas ganharam da mão do presidente Joe Biden a Medalha da Liberdade, a mais alta honra civil dos Estados Unidos.
Rapinoe foi a primeira futebolista (homem ou mulher) a receber a medalha na história, e foi homenageada por sua luta por igualdade de gênero, justiça racial e direitos da comunidade LGBTQ+.
Biles ganhou o prêmio por sua ajuda a sobreviventes de abusos sexuais e trabalho com atletas com problemas de saúde mental, além da sua contribuição à ginástica americana.

Los Angeles Rams
Em um dos playoffs mais emocionantes da história da NFL, os Rams voltaram a conquistar o troféu Vince Lombardi após duas décadas para a franquia, e depois de quase quatro décadas para a cidade de Los Angeles.
Após uma virada inesquecível em cima do San Francisco 49ers na final da Conferência Nacional, o time do técnico Sean McVay conseguiu novamente virar um jogo no último quarto para vencer o Super Bowl LVI em sua casa (23 a 20 em cima do Cincinnati Bengals).

Flamengo
O Flamengo foi o grande vencedor do futebol brasileiro em 2022 após conquistar a Copa do Brasil em cima do Corinthians e papar o tri da Libertadores com uma campanha impecável.
O Rubro-Negro mostrou que consegue se manter em “outro patamar” apesar do bate-cabeça para achar um técnico.

Messi e Argentina
No calendário futebolês, 2022 foi o ano da Pulga. Após uma temporada sem brilho no PSG, Lionel Messi finalmente conquistou o título que faltava em sua brilhante carreira – e o caneco mais importante de todos. Numa Copa do Mundo inesquecível, Messi fez gol em todas as fases, ganhou a Bola de Ouro, bateu o recorde de jogos em Copas (além do recorde de gols pela seleção) e liderou a Argentina ao tricampeonato mundial.
Quem vai brilhar em 2023? Se você tem bola de cristal, conta para a gente no nosso Twitter!