Mais

Rebeca Andrade recebe Prêmio Laureus de Retorno do Ano em 2024

Rebeca Andrade foi reconhecida no Oscar do Esporte
Rebeca Andrade foi reconhecida no Oscar do EsportePatricia J. Garcinuno/Getty Images via AFP
Rebeca Andrade venceu o Prêmio Laureus na categoria Retorno do Ano considerando o ano de 2024. A ginasta é a primeira brasileira a receber o "Oscar do Esporte" em 25 edições da premiação.

O prêmio é um reconhecimento ao desempenho incrível de Rebeca Andrade nos Jogos Olímpicos de Paris. A brasileira, que superou três cirurgias no joelho, conquistou quatro medalhas olímpicas na França e se tornou a atleta mais condecorada da história do Brasil em Olimpíadas.

"Eu me sinto muito feliz e honrada por receber meu primeiro Laureus. Fico feliz de ser uma grande referência para as gerações que estão vindo e para pessoas em geral, de força, de mostrar que a gente pode alcançar os nossos objetivos, independentemente do lugar de onde a gente tenha vindo", disse Rebeca Andrade após receber seu prêmio.

O ponto alto de sua participação em Paris foi o ouro conquistado no solo, quando superou a norte-americana Simone Biles, até então imbatível no aparelho em competições internacionais. Biles também esteve presente no Laureus e levou o troféu de Melhor Atleta Feminina de 2024. Essa é a quarta vez que a ginasta dos EUA vence nesta categoria.

"Estou muito feliz por estar aqui em Madri e receber meu quarto Prêmio Laureus", disse Biles. "Ganhei este prêmio pela primeira vez em 2017 e o Laureus faz parte da minha história desde então. Pode ser que alguma garotinha veja alguém como eu na televisão e decida que também pode ganhar."

O vencedor do ano ado, Novak Djokovic, entregou a Duplantis o Prêmio Laureus de Melhor Atleta Masculino de 2024, após ter sido indicado em cada um dos últimos três anos, tornando-se apenas o segundo atleta do atletismo a conquistá-lo, depois de Usain Bolt.

Amplamente considerado um dos maiores saltadores com vara de todos os tempos, Duplantis conquistou sua segunda medalha de ouro olímpica consecutiva em Paris, quebrando seu próprio recorde mundial pela nona vez.

"Estou incrivelmente honrado por ter conquistado meu primeiro Laureus; este é o prêmio máximo que nós, atletas, queremos ganhar. Eu sei disso porque esta é a quarta vez que sou indicado – e isso prova que é mais difícil ganhar um Laureus do que uma medalha de ouro olímpica", brincou Duplantis.

Veja todos os vencedores do Laureus:

Atleta Feminina do Ano: Simone Biles

Atleta Masculino do Ano: Mondo Duplantis

Time do Ano: Real Madrid

Revelação do Ano: Lamine Yamal

Retorno do Ano: Rebeca Andrade

Atleta do Ano com Deficiência: Jiang Yuyan

Atleta de Ação do Ano: Tom Pidcock

Laureus Esporte para o Bem: Kick4Life

Ícone Esportivo Laureus: Rafael Nadal

Prêmio de Trajetória Laureus: Kelly Slater