O alto nível de uma edição de Jogos Sul-Americanos não permite que somente o favoritismo faça um atleta chegar na frente. Com apenas uma semana de treinos, após voltar de férias, o canoísta brasileiro Isaquias Queiroz ficou com a medalha de bronze na prova do K1 1000m. O quatro vezes medalhista olímpico foi superado por atletas que mostraram melhor ritmo para deixar o brasileiro no pódio, sem deixar de valorizar o resultado. Esta foi a última presença de Isaquias nos Jogos Sul-Americanos. O evento vai até o dia 15.
"Foi longe de estar na água o Isaquias que as pessoas conhecem. Viemos pra cá para aproveitar e desfrutar dos Jogos Sul-Americanos. Queria o ouro, mas nã deu. Uma semana de treino não é suficiente, meus adversários mereceram a medalha. Estou feliz por sair daqui com uma medalha", comemora. O colombiano Alejandro Rodriguez foi ouro, com o venezuelano Edward Paredes em segundo.
Outro brasileiro representando a canoagem brasileira em Assunção é Vagner Soutta, que foi bronze no C1 1000m.
Na capital paraguaia, as provas acontecem no Club Mbiguá, na Bahía de Asunción. Nesta quinta-feira, é dia do também medalhista olímpico Erlon de Souza cair na água para buscar uma nova medalha, após se recuperar de cirurgia no quadril.