Ovechkin, de 39 anos, já é um ícone da modalidade. Mas o feito deste domingo o estabelece no panteão das lendas. O lance aconteceu no segundo período da partida entre seu time, o Washington Capitals, e o New York Islanders, na UBS Arena, em Long Island, Nova York.
Confira a tabela da NHL no Flashscore
O time da casa estava à frente no placar por 2 a 0, mas uma penalidade imposta aos Islanders proporcionou aos Capitals a chance de ter um jogador a mais no gelo. Durante a vantagem, conhecida no hóquei como Power Play, Ovechkin recebeu na esquerda e chutou com precisão para vencer o compatriota Ilya Sorokin.
Simbólico. Nenhum jogador marcou mais gols em Power Plays na história da NHL do que o próprio Ovechkin. Foi o tento de número 42 do russo na temporada.
Após o lance histórico, protagonizado aos 12 minutos e meio do segundo período, a partida foi interrompida para que Ovechkin recebesse as devidas homenagens da liga, incluindo falas afetuosas de Wayne Gretzky, presente na UBS Arena para presenciar a quebra de sua marca.
O jogador ainda recebeu mensagens de personalidades do esportes, como LeBron James, maior pontuador da história da NBA, Simone Biles, uma das maiores ginastas da história do esporte, e Michael Phelps, considerado o maior nadador de todos os tempos.
Ovechkin: um exemplo de lealdade
Em sua 20ª temporada na NHL, Ovechkin chegou a 895 gols exatamente no mesmo número de jogos que Gretzy disputou em sua carreira de 21 anos na liga - 1.487 partidas.

Ovechkin é também um símbolo de lealdade. Todas as suas 20 temporadas foram com o Washington Capitals, liderando o time à sua única vitória na Stanley Cup em 2018.
No início deste ano, ele se juntou a Gordie Howe como os únicos jogadores da NHL na história a acumular 20 gols em 20 temporadas consecutivas.