Mais

Dinamarca bate Croácia na final e conquista tetra no Mundial de handebol masculino

A Dinamarca domina o handebol masculino
A Dinamarca domina o handebol masculinoJonathan Nackstrand/AFP
A Dinamarca venceu o Mundial de handebol masculino pela quarta vez consecutiva após derrotar a Croácia por 32 a 26 na final, neste domingo (2), em Oslo.

Campeões olímpicos em Paris, os dinamarqueses venceram todas as nove partidas desta edição. A Dinamarca já havia conquistado o terceiro título mundial consecutivo, um feito sem precedentes, há dois anos, em Estocolmo. Agora, a equipe elevou um pouco mais o nível para confirmar seu domínio global, semelhante ao da França em meados dos anos 2000 e na década seguinte.

Veja a tabela completa do Mundial de handebol masculino

Os craques Mikkel Hansen e Niklas Landin se aposentaram após ganhar o ouro em Paris-2024, mas a equipe liderada desde 2017 por Nikolaj Jacobsen voou na Copa do Mundo, vencendo todas as partidas por uma média incrível de 11,4 gols de vantagem.

A Croácia, que venceu a França (31-28) nas semifinais, não conseguiu ficar à frente em nenhum momento do duelo. Perdia por quatro gols no intervalo, seis aos 35 minutos.

Apesar da resiliência no segundo tempo, não conseguiram fazer muito mais do que Alemanha (40-30 na segunda fase), Brasil (33-21 nas quartas de final) e Portugal (40-27 nas semifinais). Todas essas equipes foram esmagadas pelo coletivo dinamarquês, imparável na defesa, perfeito no ataque, graças ao seu meia, Simon Pytlick, com três gols e três es decisivos neste domingo.