Mais

Gauff e Fritz brilham e dão aos EUA o título da United Cup

Os Estados Unidos recuperaram o título conquistado em 2023
Os Estados Unidos recuperaram o título conquistado em 2023Steve Christo/AFP
Liderados por suas duas estrelas, Coco Gauff e Taylor Fritz, os Estados Unidos conquistaram o título da United Cup ao derrotar a Polônia na final, neste domingo (5), em Sydney.

Gauff, de 20 anos e número 3 da WTA, deu o primeiro ponto aos norte-americanos após vencer a polonesa Iga Swiatek (nº 2) por um duplo 6-4 em 1h51mins de partida intensa.

Veja a chave completa da United Cup

“Acho que tenho consciência de que sou uma das melhores jogadoras do mundo e que quando jogo um bom tênis é difícil me vencer”, disse a jovem norte-americana após a partida.

Depois foi a vez de Fritz (nº 4 do mundo), que enfrentou o polonês Hubert Hurkacz (nº 16). Os dois jogadores foram muito eficazes no serviço (mais de 80% dos pontos conquistados por ambos e 30 aces entre eles) e apenas deram ao rival um game cada, o que se traduziu na distribuição dos dois primeiros sets .

Na terceira parcial, nenhum dos dois jogadores conseguiu a quebra e tudo foi decidido no tie-break, onde o norte-americano foi ligeiramente superior para fechar a partida e o título por 6-4, 5-7 e 7-6 (4) em quase 2h20mins de jogo.

“Foi uma ótima semana”, parabenizou Fritz, cuja vitória tornou inútil um possível resultado nas duplas. “É uma equipe muito difícil e as margens são muito pequenas”, acrescentou o californiano em referência à Polônia, que volta a cair na final, tal como aconteceu há um ano contra a Alemanha.

Os Estados Unidos recuperam assim o título conquistado na primeira edição (2023) deste torneio misto que é disputado por seleções nacionais e serve de preparação para o Australian Open, que terá início no dia 12 de janeiro.