Mais

Serie A italiana é interrompida após morte do Papa; clubes se manifestam

Adeus ao Papa também no futebol
Adeus ao Papa também no futebolJakub Porzycki/NurPhoto/AFP
Todas as partidas de futebol na Itália desta segunda (21) foram suspensas poucas horas após a morte do Papa Francisco, anunciada pelo Vaticano às 2h30 da manhã (de Brasília).

A Federação Italiana (FIGC) comunicou o adiamento de quatro partidas das Serie A, ainda sem novas datas. São elas: Torino x Udinese, Cagliari x Fiorentina, Genoa x Lazio e Parma x Juventus.

Confira a tabela da Serie A

A paralisação vale também para jogos da Série B e da Série C. "A FIGC, em acordo com todas as autoridades federais, suspende todas as competições programadas para hoje, desde a Série A até às amadoras", afirmou a Federação.

Faltando cinco rodadas para o fim do campeonato, a disputa pelo título e pela classificação para as competições europeias ainda está indefinida: a Inter, que perdeu para o Bologna (1 a 0) no domingo, está empatada na liderança (ambos com 71 pontos) com o Napoli, que venceu o Monza fora de casa pelo mesmo placar no sábado.

Seis equipes lutam pela classificação para as competições europeias da próxima temporada: Atalanta (64 pontos), Bologna (60), Juventus (59), Roma (57), Lazio (56), Fiorentina (53) e Milan (51).

Clubes em luto

Todos os grandes times da Serie A já se manifestaram após o falecimento do pontífice argentino, que era torcedor do San Lorenzo.

A Juventus oficializou suas condolências e confirmou que não entrarão em campo nesta segunda. Roma, Lazio, Napoli também postaram longas mensagens de luto.

"A Inter se junta à dor causada pela morte do Papa Francisco, um homem de fé, humildade e diálogo que soube falar ao coração de todos", enfatizou a líder da Serie A.

Já o Milan lembrou uma das frases ditas pelo Papa: "Mesmo com uma bola de trapos você pode fazer milagres".