Os torcedores, na maioria da Juventus, foram mortos quando um muro desabou depois que a torcida do Liverpool os atacou antes da final da Copa da Europa em Bruxelas, em 1985. Mais de 600 torcedores ficaram feridos em um dos piores desastres em estádios de futebol, o que levou a um banimento dos clubes ingleses das competições europeias por cinco anos.
Confira a classificação da Premier League
"Intitulado 'Forever Bound', o novo memorial substituirá a placa existente atualmente situada na parede do Sir Kenny Dalglish Stand e será transferido para um novo local no estádio", disse o Liverpool em um comunicado.
"O memorial recém-projetado contará com dois lenços juntos e gentilmente amarrados - simbolizando a unidade e a solidariedade entre os dois clubes e o vínculo formado através da dor compartilhada e do respeito mútuo após o desastre", explicou o time.
Os Reds disseram que os planos para o novo memorial foram compartilhados com a Juventus e as famílias que perderam seus entes queridos. O tributo será inaugurado em agosto. A Juventus também vai inaugurar o próprio memorial próximo ao Allianz Stadium no dia 29 de maio, aniversário do desastre.
"Ver um novo memorial criado com tanto cuidado significa muito, e é incrivelmente importante ter um tributo adequado para lembrar os 39 torcedores que perderam suas vidas. Nunca devemos esquecer por que isso é importante e por que continuamos a nos unir em solidariedade, todos esses anos depois", disse o Liverpool, citando Ian Rush, que jogou nos dois clubes e testemunhou a tragédia em 1985.