Fundado em 1986, o Coimbra disputou a primeira divisão mineira apenas uma vez, em 2020.
Hoje o clube foca em formar atletas, e em 2021 fechou uma parceria de desenvolvimento de novos jogadores com o Benfica, arquirrival do Porto. O acordo com o time de Lisboa era válida por 7 anos, mas sumiu do site do Coimbra, que já trocou seu nome para "Coimbra Porto".

O Porto explicou que a nova "parceria estratégica" visa "encontrar talento nas raízes do Brasil" e criar "uma plataforma que permita valorizar e transferir jogadores, gerando benefícios mútuos".
"O acordo de cooperação com o Coimbra Sports prevê que os portistas participem em todas as decisões estruturantes do clube mineiro", informaram os Dragões em seu site.
Revolução no time de Contagem
Os portugueses vão decidir a "estratégia de formação, prospeção de talentos e recrutamento, a ocupação de cargos executivos e desportivos ou as questões orçamentais" do clube de Minas.
O Porto ará também "a ter um coordenador técnico responsável pela implementação das metodologias de treino e pela definição do plano de formação do Coimbra".
Além disso, os Dragões ficarão também responsáveis pela reformulação da imagem, cores, emblema e até do nome do Coimbra Sports.
O presidente do Coimbra, Ricardo Guimarães, afirmou que o clube mineiro tem como objetivo "fazer um trabalho no Brasil de prospeção".
"O Brasil é um viveiro de atletas e nós queremos juntar essa oportunidade que temos com a metodologia de sucesso que existe no FC Porto", acrescentou ele.