Mais

Morre Cristóbal Ortega, jogador com maior número de jogos e títulos com América do México

Cristóbal Ortega, lenda mexicana, morreu aos 68 anos
Cristóbal Ortega, lenda mexicana, morreu aos 68 anosFederación Mexicana de Fútbol
O ex-jogador de futebol mexicano Cristobal Ortega, símbolo do América-MEX, morreu aos 68 anos de idade, anunciou o time nesta quinta-feira (2).

"O América lamenta o triste falecimento de Cristóbal Ortega Martínez, uma lenda do clube", publicaram as 'Águias' na rede social X.

Ortega estreou no time principal do Azulcrema na temporada 1974/75, como ponta-direita, e se aposentou em 1991/92 como volante. Ele só jogou pelo clube a vida toda e deixou o recorde de mais partidas oficiais, com 711, e o recorde de mais títulos, com 14 (compartilhado com o também mexicano Alfredo Tena).

O ex-ponta foi duas vezes membro da seleção mexicana nas Copas do Mundo de 1978, na Argentina, e de 1986, no México. Astros do futebol mexicano, como o equatoriano Álex Aguinaga, expressaram condolências nas redes sociais. "Descanse em paz, querido Cristóbal", escreveu o jogador.

"Que Cristóbal Ortega descanse em paz, lenda absoluta do Club América", postou Henry Martin, atual capitão dos "Aguilas".

Para Héctor Hernández, historiador oficial do América, Cristóbal Ortega foi "o melhor jogador mexicano da história do time", fundado em 1916. Em 2012, Cristóbal Ortega foi introduzido na segunda geração do International Football Hall of Fame.