Mais

Com gol de Casemiro e polêmica, United atropela Athletic e fica perto da final da Liga Europa

Casemiro abriu oplacar em Athletic Bilbao 0x3 Manchester United
Casemiro abriu oplacar em Athletic Bilbao 0x3 Manchester UnitedBradley Collyer / PA Images / Profimedia
O Manchester United venceu o Athletic Bilbao por 3 a 0 nesta quinta-feira (1º), no San Mamés, pelo jogo de ida das semifinais da Liga Europa. Casemiro abriu o placar no primeiro tempo, e Dani Vivian sofreu uma expulsão polêmica logo depois, por um pênalti. Bruno Fernandes completou o resultado com dois gols.

A grande vitória fora de casa deixou o United muito perto da final. Os Red Devils podem perder por até dois gols de diferença na próxima quinta (8), às 16h (horário de Brasília), em Old Trafford. O Athletic Bilbao precisa vencer por três gols para forçar os pênaltis, e por quatro ou mais para avançar.

Confira a tabela completa da Liga Europa

Antes de decidirem a vaga, United e Athletic atuam pelos campeonatos nacionais no domingo (4). Os ingleses visitam o Brentford pela Premier League, enquanto os espanhóis fazem clássico contra a Real Sociedad por LaLiga.

As estatísticas de Athletic Bilbao x Manchester United
As estatísticas de Athletic Bilbao x Manchester UnitedOpta by Stats Perform

Casemiro encerra jejum

O Athletic era mais perigoso quando Casemiro abriu o placar para o United, aos 30 minutos do primeiro tempo. O brasileiro marcou de cabeça após Maguire fazer uma jogada de ponta pela direita e Ugarte desviar no primeiro pau.

Veja todos os detalhes de Athletic Bilbao 0x3 Manchester United

Casemiro não balançava a rede há seis meses, desde os dois gols na vitória sobre o Leicester pela Copa da Liga Inglesa. O volante vem sendo decisivo na Liga Europa, após sofrer um pênalti e dar duas assistências na virada épica sobre o Lyon nas quartas de final.

Casemiro encerrou jejum de seis meses sem marcar
Casemiro encerrou jejum de seis meses sem marcarANDER GILLENEA / AFP

Pênalti e expulsão derrubam Athletic

Quando ainda assimilava o golpe do primeiro gol, o Athletic Bilbao foi a nocaute. Hojlund caiu na área após ser levemente puxado por Dani Vivian e não conseguir a finalização. O árbitro Espen Eskas reviu o lance no VAR, marcou o pênalti e foi bastante rigoroso ao dar cartão vermelho para o zagueiro.

A decisão polêmica praticamente selou o destino da semifinal. Bruno Fernandes converteu o pênalti e voltou a marcar pouco depois, aos 45, após e de calcanhar de Ugarte. O United controlou o jogo no segundo tempo e perdeu chances de ampliar a vantagem.