Mais

Após Premier League desastrosa, United e Tottenham brigam por título da Liga Europa

Atualizada
O estádio San Mames, palco da final da Europa League
O estádio San Mames, palco da final da Europa LeagueCLIVE BRUNSKILL / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
O Manchester United e o Tottenham disputarão a final da Liga Europa em Bilbao nesta quarta-feira (21), às 16h (de Brasília), com os dois times tentando salvar a temporada após desastrosas campanhas na Premier League. Quem vencer, se classifica para a próxima Champions League.

Os Red Devils de Ruben Amorim estão em 16º lugar do Inglês e, com 18 derrotas na liga, fazem sua pior campanha na primeira divisão desde o rebaixamento em 1974.

Siga Manchester United x Tottenham em tempo real

Os Spurs de Ange Postecoglou vêm uma posição atrás. Derrotado 21 vezes – recorde na história do clube –, o time londrino está a caminho de sua pior temporada na Premier League desde que retornou à primeira divisão em 1978.

Prévia da final inglesa
Flashscore

Com as duas equipes focadas na Liga Europa, a queda na tabela do Inglês só acelerou nas últimas semanas.

O United não vence há oito jogos no campeonato, sua pior sequência na história da Premier League. Na sexta-feira, em seu último jogo antes da final, a equipe foi derrotada pelo Chelsea na sexta-feira

Já o Tottenham perdeu para o Aston Villa, sofrendo sua quinta derrota em seis jogos na liga.

Seca de taças

Os Spurs foram bicampeões da antiga Copa da Europa, mas o último troféu veio em 1984. O clube não levanta uma taça há 17 anos.

O time do norte de Londres alcançou a final da Liga dos Campeões em 2019, mas ficou com o vice.

"Quando você olha para o cenário histórico deste clube nos últimos 20 e tantos anos, sinto que (esta final) pode ser um ponto de virada", disse Postecoglou na semana ada.

Alento para os Diabos Vermelhos

Apesar do declínio gradual do United desde que o lendário ex-técnico Alex Ferguson se aposentou em 2013, o clube venceu a Copa da Inglaterra e a Copa da Liga nas duas últimas temporadas sob o comando do antecessor de Amorim, Erik ten Hag.

O português ou por um período difícil desde que assumiu o cargo em novembro, vencendo apenas seis de seus 26 jogos na Premier League.

Mas a Liga Europa tem sido uma história diferente, já que o United goleou a Real Sociedad e o Athletic Bilbao, além de ter conseguido a maior virada de sua história no confronto contra o Lyon nas quartas de final.

Amorim, no entanto, está ciente do tamanho da tarefa que tem pela frente para dar a volta por cima no time 20 vezes campeão inglês. "Não estou preocupado com a final, pois ela é de longe o menor problema do nosso clube", disse o ex-técnico do Sporting de Lisboa. "Precisamos mudar algo que é mais profundo do que isso."

Freguesia do United?

Nesta temporada, o Tottenham venceu os três confrontos contra o United: duas vezes na Premier League e uma na Copa da Liga. No total, Postecoglou está invicto (5 jogos) contra o rival.

"Se você pensar nas probabilidades, é difícil para o clube perder quatro vezes seguidas", disse Amorim.

Apesar do péssimo desempenho doméstico da equipe, espera-se que o técnico português permaneça no cargo, fortalecido pela emocionante campanha invicta até a final da Liga Europa.

O United não vence o rival desde 2022
O United não vence o rival desde 2022Flashscore

O mesmo não pode ser dito de Postecoglou. É quase certo que o australiano deixará o clube se não conseguir cumprir a promessa de ganhar um troféu em sua segunda temporada no comando do time.

O azar dos Spurs com lesões nesta temporada continua, com os meias James Maddison, Lucas Bergvall e Dejan Kulusevski todos ausentes para a final. O capitão Son, por outro lado, está de volta em forma.