A equipe de Hansi Flick tentará vingar a derrota do Barça para a Inter de José Mourinho em 2010, a única vez que os dois gigantes europeus se enfrentaram na fase de mata-mata da competição.
Acompanhe Barcelona x Inter de Milão com narração ao vivo no Flashscore
Naquela ocasião, o Barcelona era o atual campeão europeu e tinha como prêmio uma final no estádio Santiago Bernabéu, do Real Madrid, caso conseguisse avançar. No final das contas, uma derrota por 3 a 1 no San Siro e uma vitória por 1 a 0 no Camp Nou levaram o time à eliminação.
Foi então que Mourinho entrou no gramado para comemorar com a torcida da Inter nas arquibancadas.

Apesar de uma derrota que ainda incomoda, o Barcelona pode se animar com o fato de estar invicto em seus seis jogos em casa contra a Inter na Liga dos Campeões (5V, 1E).
Essas cinco vitórias em casa são o recorde do Barça contra um adversário na competição (também cinco contra o Milan). O único time que o Barça recebeu mais vezes na competição sem perder foi o Chelsea (7).
Barça invicto em casa contra Inter na Champions
Se o Barcelona conseguir fazer seu jogo funcionar nesta quarta-feira, pode acrescentar mais uma vitória a essa estatística. O empate deixa o duelo aberto para o jogo de volta, já que a Inter começou a oscilar.
Depois de estar em ótima fase durante a maior parte desta temporada e no caminho para um possível título, os nerazzurri empataram com o Parma e perderam para Bologna e Roma nos últimos três jogos da Serie A, dando a vantagem na disputa pelo título ao Napoli.
A surpreendente derrota por 3 a 0 para o rival Milan no segundo jogo da semifinal da Copa da Itália, há uma semana (4 a 1 no placar agregado), decretou a eliminação da Inter.

Este certamente não é o momento ideal para a equipe de Simone Inzaghi fazer suas piores apresentações da temporada, já que o Barcelona não perdeu nenhuma de suas seis partidas em casa nesta Liga dos Campeões nesta temporada (5V, 1E), marcando 21 gols no período.
Somente em 1999/2000 o Barça marcou mais gols em casa em uma única edição da Champions (29 em oito jogos).
As duas equipes se enfrentaram em 16 ocasiões anteriores em competições europeias. O Barcelona venceu exatamente metade delas (8V, 5E, 3D). No entanto, tropeçou nos dois jogos mais recentes (fase de grupos de 2022/23: 0-1 fora, 3-3 em casa).
Ataque imparável contra defesa sólida
Os jogos quase sempre foram animados, e há uma grande sensação de ataque imparável contra defesa sólida para este duelo.
Os 89 gols marcados pelo Barcelona em LaLiga nesta temporada, bem como os 37 na Champions, dão à Inter uma ideia da tarefa que tem pela frente. Com apenas 33 gols sofridos, no entanto, os italianos são perfeitamente capazes de aguentar a pressão.
Para colocar isso em perspectiva, o Barça tem uma média de 3,1 gols por jogo sob o comando de Hansi Flick na Champions. Trata-se da segunda maior média de clube + técnico com mais de 10 jogos, atrás do Bayern de Munique do próprio Flick (3,2).
A Inter, porém, pode igualar o recorde de maior número de jogos sem ser vazado de um time italiano em uma Liga dos Campeões, que pertence ao Milan 2004/05 e à Juventus 2016/17 (ambos com nove).

Apesar dessa perspectiva defensiva, a Inter ainda pode contar com Nicolò Barella para impulsionar seus ataques. O meia tem a maior média de es para frente por 90 minutos (7,1) nesta edição da Champions (mínimo de 500 minutos jogados).
Barella também possui a maior porcentagem de es progressivos entre todos os meio-campistas centrais (12% - também com um mínimo de 500 minutos).
Lautaro quer igualar recorde de Cavani
Lautaro Martínez marcou nas últimas cinco partidas pela Liga dos Campeões. Se fizer gol contra o Barça, o argentino será apenas o segundo jogador sul-americano a balançar a rede em seis jogos consecutivos da Champions, após Edinson Cavani (sete entre novembro de 2016 e outubro de 2017).
Pelo lado do time da casa, Lamine Yamal e Raphinha marcaram mais gols com participação de ambos do que qualquer outra dupla nesta Liga dos Campeões (cinco - duas assistências de Yamal e três de Raphinha), além de terem criado o maior número de chances entre si (16 - oito cada).

O brasileiro fará sua 25ª partida na competição. Ele esteve diretamente envolvido em 26 gols (15 gols, 11 assistências). Apenas dois jogadores na história da Liga dos Campeões têm mais contribuições en gols em seus primeiros 25 jogos: Erling Haaland (36) e Luis Suárez (28).
Embora também tenha ado por alguns sustos nos últimos jogos, o Barça só perdeu uma vez neste ano, no jogo de volta das quartas de final da Champions, contra o Borussia Dortmund. Sob o comando de Hansi Flick, a equipe parece ser capaz de aumentar a velocidade se necessário, e é contra isso que a Inter precisa se proteger.
Barça pode ter de abrir mão de linha alta
Os visitantes têm em Lautaro Martínez e Marko Arnautovic dois atacantes que estão dispostos não só a explorar a linha alta do Barça, mas também a segurar a bola e aproveitar Federico Dimarco e Matteo Darmian pelas alas.
Dada a propensão de Jules Koundé e Gerard Martín a subirem ao ataque em todas as oportunidades, buscar seus homens de frente pode ser a melhor chance da Inter em ambos os jogos. A coragem de Hansi Flick em insistir na linha alta pode, portanto, ter de ficar em segundo plano desta vez.

Se a Inter jogar em um 3-5-2 semelhante ao do jogo contra a Roma, poderá limitar as ações de Pedri e Frenkie de Jong na faixa central e, assim, sufocar a criatividade e a capacidade do Barça.
É provável que Barcelona e Inter de Milão proporcionem uma partida de xadrez de alto risco. E ser que só no fim do jogo de volta alguém tenha a oportunidade de dizer "xeque-mate".
