Na última partida, ele ajudou seu time a virar o jogo contra o Nice com duas assistências em quatro minutos. Sua boa atuação não impediu seu time de sofrer o gol de empate, em casa, nos acréscimos, sem apagar a grande fase que vive no clube francês, atual 5° colocado da Ligue 1.
Confira a classificação da Ligue 1
Quando Andrey Santos estava sendo comprado pelo Chelsea, houve quem se assustasse com a cifra de 12,5 milhões de euros pelo adolescente, que até então só havia se destacado na Série B defendendo o Vasco. Nesta temporada, ele é o meio-campista que mais marcou gols nas cinco principais competições europeias e está levando Strasbourg para a Liga dos Campeões.
Andrey é um volante mas, apesar de seu papel defensivo, conseguiu marcar nove gols e dar assistência a outros três no campeonato. Além disso, ele tem um recorde de 1+1 na Copa da França nesta temporada.
De acordo com sua posição, seus pontos fortes incluem duelos pessoais, tanto no chão quanto pelo alto. Em campo, ele é consistente e responsável em seu jogo posicional. Como consequência da popularidade do brasileiro nas disputas pela bola, ele também sofre faltas com frequência.

De seus nove gols na liga, três foram de cabeça. Embora seja destro, ele fez dois gols de perna esquerda. Com apenas 20 anos, Andrey Santos está se caracterizando como um meio-campista de elite com uma propensão para duelos pessoais.
O time mais jovem da Europa
O técnico do Strasbourg, Liam Rosenior, faz um ótimo trabalho, já que sua equipe tem regularmente a média de idade mais baixa entre os titulares das principais competições da Europa. No recente empate com o Nice, a média foi de 21,3 anos. O goleiro Petrovic, aos 25 anos, é o único jogador com mais de 22 anos, e todos os jogadores do meio-campo estão abaixo dessa média.
"Ele é um ótimo técnico. Gosto muito de trabalhar com ele. Todos os jogadores estão entusiasmados com seu compromisso e visão. Além disso, o estilo de futebol que ele tem é perfeito para mim", disse Andrey sobre o técnico, que não tem medo de ajustar regularmente a formação para se adaptar ao adversário.
O time da cidade na fronteira com a Alemanha perdeu uma sequência de cinco vitórias consecutivas por causa do recente empate, mas não perdeu nove jogos consecutivos na liga e não sofreu gols em seis destas partidas. Com isso, o time está em quinto lugar na classificação, com o Lille, quarto colocado, com apenas dois gols a mais no saldo. O Monaco, segundo colocado, está três pontos à frente.
Rosenior também deve sua atuação sem sofrer gols a Andrey. "Para mim, Andrey Santos é o melhor meio-campista da Ligue 1", afirmou.

Leboeuf vê Andrey no Chelsea
O lendário Frank Leboeuf, que se transferiu do Strasbourg para o Chelsea no verão de 1996, mencionou Andrey quando lhe perguntaram quem ele esperava ver na equipe londrina no próximo ano.
"O primeiro nome seria obviamente Andrey Santos, por causa da temporada que ele está tendo. E quanto ao goleiro Djordje Petrovic? Ele também está indo muito bem", apontou em uma entrevista ao site Get French Football News, referindo-se à dupla de jogadores dos Blues que está prosperando na França.
"É razoável esperar que o Chelsea tenha ele como alvo. É a essência do que o Strasbourg se tornou. Se esses jogadores forem bons o suficiente, eles irão para o Chelsea", disse, ciente da relação de poder entre os clubes de propriedade da BlueCo.
Essa colaboração não agrada a muitos torcedores do Strasbourg, embora seu time esteja lutando pela Liga dos Campeões. "Será difícil porque os torcedores não são estúpidos nem cegos. Eles sabem o que acontecerá com os melhores jogadores. Mas eles devem estar felizes com o que o clube está fazendo e com os resultados que está obtendo. Mas, por outro lado, eles suspeitam que se sentirão inseguros no início da temporada se Andrey e Petrovic forem embora", acrescentou.
No entanto, com a quantidade de jogadores jovens em que os Blues estão investindo regularmente, o Strasbourg não precisa se preocupar com a falta de talento no elenco. Andrey, por exemplo, poderia ser substituído após a temporada pelo francês Lesley Ugochukwu (21), seu compatriota Mathis Amougou (19) ou Dário Essugo (20), reforços que valem um total de 63 milhões de euros.
Se os londrinos não tivessem revelado o brasileiro tão cedo, teriam de pagar várias vezes mais por ele no meio do ano. Sua chegada será um grande alívio para Moisés Caicedo e Enzo Fernández. A dupla de astros não terá muito descanso no meio-campo e terá de istrar o exigente cronograma sem a ajuda de Roméo Lavia, que frequentemente sofre com lesões.
Nesta temporada, no entanto, o talento de Andrey ainda pode ser apreciado pelos torcedores do Strasbourg, que esperam seguir na briga pela Liga dos Campeões até a última rodada.