Mais

Análise: Real Madrid precisa arrumar problemas do ataque para seguir na Champions

Kylian Mbappé, Vini Junior e Jude Bellingham precisam entregar mais
Kylian Mbappé, Vini Junior e Jude Bellingham precisam entregar maisČTK / imago sportfotodienst / Alexandra Fechete
O Real Madrid encara o Arsenal no jogo de volta das quartas de final da Liga dos Campeões, nesta quarta (16), em busca de um milagre após perder a ida por 3 a 0 em Londres.

Dado o histórico dos Blancos na competição e sua atitude de nunca desistir quando se trata da Champions, um gol logo no início para os anfitriões no Santiago Bernabéu poderá ser perigoso para os Gunners.

Siga Real Madrid x Arsenal com o Flashscore

O Arsenal continua invicto contra o Real Madrid em competições europeias (2V, 1D) e não sofreu nenhum gol nos três confrontos. Na verdade, o time de Mikel Arteta pode se tornar o primeiro time internacional a não levar gols contra o gigante espanhol em quatro jogos consecutivos.

Histórico joga contra

O Real avançou na Champions League após perder a ida por 3 ou mais gols na ida apenas uma vez em quatro ocasiões na história. A exceção foi contra o Derby County nas oitavas de final de 1975/76, quando o time de Madri venceu por 6 a 5 no placar agregado depois de perder por 1 a 4 na Inglaterra.

Em 53 jogos contra times ingleses na competição, o Real Madri conseguiu vencer por mais de três gols em apenas duas ocasiões: 5 a 1 contra o Derby County em 75/76 e 4 a 0 contra o Tottenham em 2010/11 (quartas de final).

No entanto, também vale a pena observar que, desde o início da temporada 2015/16, esta será a 16ª vez que os Blancos jogarão em casa a segunda partida da fase eliminatória da Liga dos Campeões. Nas 15 anteriores, só foi eliminado em uma única ocasião (contra o Ajax nas oitavas de final em 2018/19).

Vini atrás de recorde

Kylian Mbappé esteve diretamente envolvido em oito gols em oito jogos da fase eliminatória contra times ingleses na Liga dos Campeões (7 gols, 1 assistência), incluindo cinco de quatro jogos em casa (4 gols, 1 assistência).

Seu colega de ataque, Vinícius Júnior, está atualmente com 28 gols e 21 assistências, e pode se tornar o quarto jogador do Real Madrid a atingir 50 participações em gols na Liga dos Campeões (depois de Cristiano Ronaldo, Karim Benzema e Raul), o que seria pelo menos o dobro de qualquer outro time(Lewandowski e Müller pelo Bayern).

Ataque em queda nesta temporada

Na última temporada, Bellingham começou imparável e, ao final da campanha de 2023/24, havia marcado 23 gols e dado 13 assistências.

Vini Jr. foi o artilheiro do time com 24 gols e deu outras nove assistências, enquanto Rodrygo marcou 17 gols e deu oito assistências. O Real venceu a LaLiga com facilidade e foi dominante como sempre na Liga dos Campeões.

Embora Mbappe esteja voando com 32 gols e quatro assistências nesta temporada, ele tem tido dificuldade em jogos grandes.

O Barcelona já venceu o Real Madrid duas vezes nesta temporada
O Barcelona já venceu o Real Madrid duas vezes nesta temporadaAA/ABACA / Abaca Press / Profimedia

Os três atacantes precisam se encaixar melhor

Os três gols contra o Manchester City foram os destaques de Mbappé até agora, sendo que seu único outro hat-trick foi marcado contra o Valladolid, que está em último lugar na LaLiga. Os gols contra o Leganés (19º) e o Las Palmas (18º) e os gols contra o Espanyol (15º) e o Sevilla (14º) aumentaram seus números nesta temporada.

Vini Jr. tem 19 e 11 assistências em 2024/25, Bellingham tem 13 e 12, respectivamente, enquanto Rodrygo tem 13 gols e nove assistências.

Todos esses números são bastante decentes à primeira vista, mas parece que ainda falta alguma coisa.

Arsenal x Real Madrid - estatísticas da partida de ida da Liga dos Campeões
Arsenal x Real Madrid - estatísticas da partida de ida da Liga dos CampeõesOpta by Stats Perform

Talvez o problema esteja com a estatística ruim de apenas 77,7% de acerto de es de Vini Jr., a pior de toda a equipe do Real Madrid.

Outros problemas são a precisão dos chutes de Rodrygo (55,4%), Bellingham (53,9%) e Vini Jr (54,6%).

Muitas vezes, quando o ataque dos Blancos se lançou sobre a defesa adversária e as chances de gol não se concretizaram, os jogadores se voltaram uns contra os outros.

Ver Bellingham batendo no gramado em sinal de frustração aconteceu em mais de uma ocasião nesta temporada, e a entrada de Vini Jr. pelo lado esquerdo nem sempre foi adequada, sendo que a troca de posições com Mbappé no meio também parece ter tido seus problemas.

Bellingham não brilhou contra o Arsenal
Bellingham não brilhou contra o ArsenalMatchDay Images Limited / Alamy / Profimedia

Defender-se na frente também não parece fazer parte do vocabulário dos atacantes. A título de exemplo, o francês fez apenas 15 desarmes em todas as competições nesta temporada, seguido por Vini Jr., com 35, e Rodrygo, com 45. Bellingham se esforçou um pouco e fez 85 desarmes - o maior número da equipe junto com Eduardo Camavinga.

Se o Madrid for derrotado na final da Copa do Rei, há grandes chances de Mbappé e seus companheiros terminarem a temporada sem títulos.

Para uma equipe com um ataque que está sendo elogiado em todo o mundo como um dos melhores, isso simplesmente não é bom o suficiente.

Jason Pettigrove
Jason PettigroveFlashscore