Mais

Vencedores e perdedores tem 4 gols de Sorloth e puxão de orelha em técnico da Premier League

Proprietário do Forest não escondeu incômodo diante do técnico Nuno Espirito Santo
Proprietário do Forest não escondeu incômodo diante do técnico Nuno Espirito SantoJUSTIN TALLIS / AFP
A temporada do futebol europeu está perto do seu fim e a rodada do final de semana rendeu times cada vez mais perto da taça e outros sofrendo com o risco de rebaixamento. Representantes das divisões de o começam a comemorar suas promoções, caso do tradicional Hamburgo, da Alemanha. Outros casos de sucesso recente entraram na nossa seção, onde o Flashscore seleciona times, jogadores e nomes que foram bem e mal na rodada mais recente do Velho Continente.

Vencedor: Barcelona

O Barcelona já tem sete pontos de vantagem no topo da tabela da LaLiga, faltando três rodadas para o fim do campeonato, e pode conquistar o título na quinta-feira (15), na casa do rival Espanyol. Faltam dois pontos para o título dos culés ser confirmado. Os Blaugranas dominaram o El Clásico pela quarta vez consecutiva, algo que só aconteceu uma vez em sua história, entre 2008 e 2010, sob o comando de Pep Guardiola.

A única outra vez em que o time venceu o balé branco quatro vezes em uma temporada foi na edição de 1982/83, e isso aconteceu com os catalães. Os comandados de Hansi Flick aumentaram a sequência de jogos sem perder na liga para 16 partidas (14-2-0). O renascimento sob o comando do técnico alemão, que á uma prorrogação de contrato por mais um ano nas próximas horas, pode não ter a ver com o triplete, mas dois grandes troféus nacionais também são uma conquista gigantesca para a jovem equipe.

Perdedor: Kylian Mbappé

Seguimos em El Clásico, que proporcionou emoções diferentes dos dois lados.  Mbappé fez o seu melhor, mas o Real Madrid perdeu força na batalha pelo título. Os três gols do francês não foram suficientes para conquistar os pontos diante do maio rival. Um dos melhores jogadores da atualidade não vai comemorar nenhum grande troféu no final da temporada em seu novo emprego. Mbappé marcou 39 gols em todas as competições, quebrando o recorde do clube.

Esse é o maior número de gols em uma primeira temporada pelo clube merengue. Até agora, Iván Zamorano era o líder dessa estatística. Durante a edição 92/93, ele marcou 37 vezes. Mbappé também é o maior artilheiro da LaLiga, com 27 gols, e nenhum outro jogador da competição contribuiu com um número maior de gols (27+3).

Esse foi o primeiro hat-trick de um jogador do Real Madrid no El Clásico desde janeiro de 1995, quando o já mencionado Iván Zamorano marcou. No século XXI, apenas Lionel Messi (duas vezes) e Luís Suárez, do Barcelona, conseguiram marcar três vezes no clássico mais assistido do mundo.

Vencedor: Hamburgo

O Hamburgo retornará à elite da Bundesliga após sete anos. Na 33ª rodada da segunda competição, o clube venceu o penúltimo colocado Ulm por 6 a 1. Para a alegria da maioria dos 57 mil espectadores no Volksparkstadion, com ingressos esgotados, eles puderam comemorar a desejada promoção.

Antes do rebaixamento em 2018, o Hamburgo era o último time a ter jogado todas as temporadas da Bundesliga desde sua fundação em 1963. Atualmente, lidera a tabela com um ponto de vantagem sobre o Colônia e tem a certeza de ocupar uma das duas vagas que garantem a promoção direta.

O retorno de uma marca tradicional à elite será um grande impulso para a Bundesliga. O clube já foi campeão alemão seis vezes, a última delas em 1983, quando também dominou a Liga dos Campeões. Será que o Hamburgo continuará no caminho de sua história de sucesso? Vamos descobrir isso na nova temporada.

Perdedor: Nottingham Forest

O Nottingham apenas empatou com o rebaixado Leicester e perdeu a chance de ultraar Chelsea e Aston Villa na Premier League. Embora tenha a garantia de estar em um torneio europeu na próxia temorada, isso é muito pouco para o clube na situação atual.

De fato, o Forest achava que poderia se classificar de forma surpreendente para a milionária Liga dos Campeões. No entanto, o time não tem conseguido lidar com a pressão nas últimas semanas. Nos últimos seis jogos da Premier League, o time teve apenas uma vitória, contra o Tottenham, perdendo três vezes e somando dois empates.

O proprietário do clube, Evangelos Marinakis, deixou clara a sua frustração. Imediatamente após o apito final, ele entrou em campo e, à vista dos torcedores e das câmeras, deu uma bronca no técnico Nuno Espírito Santo, o que também não indica o estado de espírito ideal de um clube cujo sonho da Liga dos Campeões se afastou.

Vencedor: Alexander Sorloth

O jogador norueguês abriu o jogo contra a Real Sociedad da melhor maneira possível. Aos 11 minutos do primeiro tempo, ele já tinha três gols marcados, com todos eles sendo convertidos em um espaço de quatro minutos. Ninguém mais marcou três gols em menos tempo na La Liga. 

Até agora, o recorde era de Bebeto, que marcou três vezes contra o Albacete,  pelo La Coruña, em outubro de 1995, em quatro minutos e 43 segundos. Como membro do Valencia, David Villa ainda precisou de mais três segundos para marcar três gols contra o Bilbao. Isso só ressalta o feito extraordinário que Sorloth alcançou.

Depois de exatamente meia hora de jogo, ele marcou seu quarto gol. O norueguês fez algo semelhante no final da temporada ada, quando marcou quatro vezes contra o Real Madrid quando ainda vestia a camisa do Villarreal. No entanto, dessa vez foi com mais intervalos de tempo.

Perdedor: Inter de Milão

A Inter de Milão venceu o Torino por 2 a 0 pela 36ª rodada do Campeonato Italiano, sendo favorecida pelo empate do Napoli, que ficou no 2 a 2, em casa, com o Genoa. O Napoli lidera a tabela por apenas um ponto de diferença. Além disso, o time do técnico Antonio Conte perdeu o lesionado Stanislav Lobotka aos 13 minutos do segundo tempo. O pilar do meio-campo teve um problema no pé direito. O Napoli não conseguiu manter a liderança duas vezes em um dos principais confrontos e saíram de campo com sabor de derrota. 

A situação no topo da Serie A italiana
A situação no topo da Serie A italianaFlashscore

A batalha pelo título na principal competição italiana traz, portanto, um enredo interessante até o final. O Napoli viaja para enfrentar o Parma e encerra a temporada diante de sua torcida com o Cagliari. A Inter recebe a Lazio e jogará no campo do recém-chegado Como. Restam duas rodadas a serem disputadas e, se ambas as equipes tiverem o mesmo número de pontos ao final, o campeão será decidido em um duelo especial de repescagem em campo neutro.