O objetivo imediato do italiano de 65 anos, que ainda tem um ano de contrato com o Real Madrid, é, faltando cinco jogos para o fim da temporada, superar a vantagem de quatro pontos do rival Barcelona e manter o título da primeira divisão espanhola.
Confira a classificação da LaLiga
Conseguir isso compensaria um pouco a derrota para o Barcelona na final da Copa do Rei e a defesa do título da Liga dos Campeões encerrada pelo Arsenal nas quartas de final.
"Tenho muito carinho pelo meu clube, meus jogadores e nossos torcedores, e também muito respeito", disse Ancelotti aos repórteres antes do confronto do Madrid contra o Celta de Vigo neste domingo (5). "Portanto, falarei sobre meu futuro no dia 25 (de maio) e não antes."
O Real Madrid recebe a Real Sociedad em 25 de maio em sua última partida da temporada no campeonato - em seguida, eles partem para os Estados Unidos para disputar o Mundial de Clubes, que começa em 14 de junho.
Despedida agora ou em 5 anos
Ancelotti disse que o dia em que deixar o Madrid será "lindo" e que nunca teve um único problema com o clube em suas duas agens.
"Será uma despedida fantástica, porque tenho muito carinho pelo clube e ele também tem por mim, nunca vou brigar ou discutir com o clube", disse o veterano técnico.
"Nunca fiz isso em seis anos e nunca farei, não vou me permitir, até o último dia, que pode ser dia 25, que pode ser em 2025, 2026, ou 2030. Isso eu não sei, mas seja qual for o dia, será um dia muito bonito."
Ancelotti, que treinou o Madrid entre 2013-15 e depois novamente desde 2021, ganhou três troféus da Liga dos Campeões e dois títulos do Campeonato Espanhol com o clube.
Desfalques dificultam objetivos
Ancelotti, no entanto, enfrenta uma crise defensiva na reta final da temporada. Antonio Rudiger, Ferland Mendy e David Alaba foram todos descartados para o resto da temporada nesta semana, somando-se aos problemas de longo prazo de Dani Carvajal e Éder Militão.
"Estamos pensando nos próximos jogos, estamos pensando pelo que podemos lutar até o último segundo", disse Ancelotti.
"Tivemos muitas lesões nesta semana, mas estamos convencidos de que podemos colocar em campo uma boa equipe e vencer o jogo de amanhã."