O triunfo recolocou o Barcelona na liderança de LaLiga com um ponto de vantagem sobre o Atlético de Madrid e três sobre o Real Madrid. A fase do time de Hansi Flick é ótima no campeonato. São 6 vitórias seguidas e a última derrota foi em 21 de para dezembro, justamente para o Atleti, vice-líder. Aliás, os dois times fazem o confronto direto no dia 16 de março, no Civitas Metropolitano.
Veja a classificação atualizada de LaLiga
Afetada pela expulsão precoce, a Real Sociedad não teve muito o que fazer para evitar a goleada na Catalunha. A derrota deixou o time basco estacionado na 9ª colocação, 4 pontos atrás da zona de vagas europeias. O foco para conquistas da equipe de San Sebastián está nas copas. A Real está viva na Copa do Rei - enfrenta o Real Madrid na semifinal - e na Liga Europa - duela com o Manchester United nas oitavas.
Os dois times possuem compromissos europeus durante o meio de semana. Na quarta-feira (5), o Barcelona vai até Lisboa enfrentar o Benfica pela Champions League. No dia seguinte, a Real Sociedad recebe o Manchester United na Liga Europa.

eio no 11 contra 10
O duelo em Barcelona até começou com certo equilíbrio e a Real Sociedad chegou a incomodar nos primeiros minutos. Mas o lance que definiu a partida veio aos 16 da primeira etapa. Aritz Elustondo fez falta em Robert Lewandowski como último homem da defesa e foi expulso.

Com a superioridade numérica, além da vantagem técnica, o Barcelona sobrou. O time da casa empurrou o adversário contra o seu gol e bombardeou até marcar. O primeiro foi com Gerard Martín em belo chute e o segundo através de Marc Casadó, que desviou uma finalização de Dani Olmo.

O técnico da Real Sociedad, Imanol Alguacil, nem sequer disfarçou a impossibilidade de uma reação e voltou do intervalo já poupando alguns titulares. O Barcelona não baixou o ritmo na volta do segundo tempo e rapidamente construiu uma goleada. Ronald Araújo fez o terceiro e Lewandowski marcou o quarto. Com os 4 a 0, os Culés entraram aram a descansar em campo até o apito final.