"Em função da falta de garantias de segurança por parte do clube mandante e das autoridades locais de segurança para assegurar a continuação da partida entre Colo-Colo e Fortaleza, o jogo está cancelado", informou a Conmebol em comunicado.
Saiba tudo sobre Colo-Colo x Fortaleza
"Tendo em conta que todos os procedimentos estabelecidos no Manual de Clubes foram seguidos, o caso será encaminhado aos Órgãos Judiciais da Conmebol para futuras determinações. Todas as informações sobre os acontecimentos ocorridos dentro e fora do estádio serão enviadas à Comissão Disciplinar da Confederação Sul-Americana de Futebol", acrescentou a entidade.
Apesar do cancelamento, a partida entre Colo-Colo e Fortaleza ainda pode ser retomada em outro dia, a partir dos 25 minutos do segundo tempo. A Conmebol vai analisar o caso e tomar uma decisão.
Antes do jogo, dois torcedores do Colo-Colo morreram em meio a uma tentativa de invasão ao estádio. Uma das vítimas era uma jovem de 18 anos.
Caos no gramado
Com a bola rolando, a confusão começou pouco depois do intervalo. Torcedores do Colo-Colo aram a arremessar objetos em direção ao gramado. Houve uma primeira paralisação.
A arbitragem conseguiu controlar a situação e retomou o jogo, mas a tensão aumentou minutos depois, quando um grupo de torcedores rompeu a barreira de acrílico das arquibancadas e invadiu o gramado.
Alguns invasores portavam objetos em mãos, enquanto outros aproveitaram para tirar fotos com os jogadores. Diante do caos, os atletas correram para os túneis, e a arbitragem interrompeu a partida. O estádio foi evacuado, e os jogadores esperaram nos vestiários até a decisão do cancelamento.
"O Fortaleza informa que todos os atletas, diretores, comissão e staff estão bem e seguros após a invasão de alguns torcedores do Colo-Colo em campo, no Estádio Monumental David Arellano, em Santiago", informou o Laion em nota.
Mortes antes do jogo agravam tensão
O clima já era tenso antes mesmo do início da partida, quando duas pessoas morreram em um tumulto durante uma tentativa de invasão ao estádio. A confusão durante o jogo foi, em parte, uma resposta às mortes, com torcedores criticando a repressão policial.
A Conmebol divulgou um comunicado para lamentar os falecimentos. "Expressamos nossas mais sinceras condolências às suas famílias e seres queridos. Estamos juntos neste momento difícil", declarou a entidade.
A torcida do Colo-Colo também protestava contra a má fase do clube. A equipe está na 10ª posição do Campeonato Chileno e vinha de três empates consecutivos.