"É um zagueiro jovem com boa saída de bola, mas também tem características de atuar como lateral-esquerdo. Surgiu muito bem no futebol argentino, quando era muito jovem", disse o CEO do Fortaleza, Marcelo Paz, sobre o novo reforço.
Acompanhe as principais notícias do mercado da bola
Gastón Ávila fez as categorias de base no Rosario Central, mas iniciou a carreira profissional no Boca Juniors. Depois de atuar por empréstimo no clube de origem, foi vendido ao Royal Antwerp-BEL em 2022. O desempenhou chamou a atenção do Ajax, que comprou o zagueiro por 12,5 milhões de euros (R$ 78 milhões).
Ávila rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo no início de 2024, ou por cirurgia e está há mais de um ano sem entrar em campo. Pelo Ajax, disputou apenas oito partidas. Apesar do problema físico recente, Marcelo Paz mostrou confiança no argentino.
"Teve problema com lesão, já está curado e o Fortaleza viu essa oportunidade. Vojvoda tem lembranças da infância dele como jogador, que atuou em Rosário, terra do técnico. Em uma boa conversa entre eles, se entendeu que o Fortaleza seria o clube que ele iria recuperar a carreira em alto nível", explicou.

Gastón Ávila é o quinto reforço anunciado pelo Fortaleza para 2025. Também chegaram o goleiro Brenno, o lateral-esquerdo Diogo Barbosa, o meia Pol Fernández e o atacante Dylan Borrero. O clube ainda está perto de fechar a contratação do zagueiro David Luiz, livre no mercado.
O Laion vai disputar cinco competições neste ano: Libertadores, Brasileirão, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Campeonato Cearense. A equipe está em pré-temporada nos Estados Unidos e faz amistoso contra o Chicago Fire neste domingo (19), às 14h (de Brasília).
A estreia na Copa do Nordeste está marcada para quinta-feira (23), contra o Moto Club, em casa, às 19h.