No mesmo comunicado, o Botafogo aponta que proprietários do Zenit foram incluídos na lista de sanções internacionais devido ao conflito entre Rússia e Ucrânia, impedindo, especialmente na lei dos Estados Unidos, que qualquer tipo de transação seja realizada com o clube russo.
Confira a tabela da Copa do Mundo de Clubes no Flashscore
Essa limitação teria impacto direto em John Textor, já que o proprietário da SAF do Botafogo é um cidadão norte-americano.
Wendel está inativo no Zenit depois de sofrer uma lesão no músculo posterior da coxa direita, o que viabilizou, em contato com os russos, seu retorno ao Brasil para tratar da lesão e posteriormente apresentar-se ao Botafogo.
O departamento médico do clube carioca acompanhava a recuperação do atleta, que vem realizando o processo de reabilitação de forma particular. Com a desistência, ele dará prosseguimento ao tratamento sob a supervisão da equipe médica do Zenit.
Wendel seria um dos principais reforços do Botafogo para o Mundial de Clubes, com o Glorioso investindo 20 milhões de euros (cerca de R$ 123 milhões) em sua aquisição.

Em nota, o jogador se mostrou surpreso com a decisão, informando que já se preparava para realizar sua mudança para o Rio de Janeiro.
"Tenho grandes ambições na carreira e acreditei no projeto do Botafogo. Não tenho qualquer participação neste movimento do clube em desfazer o negócio. Deixo isso bem claro para a torcida alvinegra e fiquei também surpreso, pois sempre cumpri meus contratos por onde ei", afirmou.
A equipe carioca estreia na competição no dia 15 de junho, contra o Seattle Sounders, no Lumen Field, às 23h (de Brasília), pelo Grupo B. Estão ainda na chave o Atlético de Madrid e o PSG.
Veja abaixo o comunicado oficial do Botafogo sobre Wendel:
"O Botafogo comunica que, em comum acordo com o Zenit, firmou o término do contrato com o volante Wendel, que estava acertado para se apresentar ao Clube na janela de transferências do meio do ano.
Por questões geopolíticas, o negócio não poderá ser concluído. Proprietários do clube russo foram incluídos na lista de sanções internacionais, o que impede, por lei dos Estados Unidos, qualquer transação com a equipe - especialmente considerando que John Textor, acionista majoritário da SAF, é cidadão norte-americano.
O Botafogo agradece ao Zenit pelo profissionalismo e pela postura respeitosa durante todo o processo de negociação. Mesmo diante de um cenário complexo e fora do controle de ambas as partes, o clube russo sempre manteve uma condução transparente e colaborativa, o que reforça a sua grandeza.
A Wendel, o Clube expressa sua gratidão pela postura exemplar e vontade de vestir a Gloriosa Camisa, desejando sucesso na continuidade da carreira. O Botafogo segue atuante no mercado e em busca de reforços para a próxima janela de transferências e sequência da temporada 2025".