A aplicação tática do time londrino, do qual John Textor é co-proprietário, prevaleceu frente à volúpia da equipe comandada por Pep Guardiola, que terminará uma temporada sem conquistas e ainda pode se ver fora da Champions League da próxima temporada.
Veja como foi Crystal Palace 1 x 0 Manchester City
Foi como tinha que ser. Sofrido, chorado, suado. Com Henderson fechando o gol em uma atuação magistral e uma disposição inabalável. Os ponteiros no relógio alimentaram um roteiro de pesadelo para o City, que mesmo com suas superestrelas, como Haaland e De Bruyne, não conseguiu furar o bloque do pequeno oponente.
O Crystal Palace, entendedor de suas limitações, estacionou o ônibus e prevaleceu. Seja com as reclamações de Guardiola quanto à sequência de Henderson no duelo ou com a infelicidade de Marmoush, que desperdiçou um pênalti na primeira etapa.
Este era o sábado do Palace fazer história. 119 anos depois, o time do sul de Londres, uma equipe de bairro, prevaleceu no endereço mais nobre da cidade, na casa do país inventor do futebol. Um conto de fadas materializado em uma conquista gigantesca.

Um lance para a eternidade
Na batalha de Davi contra Golias, o Palace precisou de apenas um toque de Eze, completando o cruzamento rasteiro do ótimo colombiano Muñoz, para destronar o gigante. O gol mais importante da história do Palace.
Na etapa final, o próprio Muñoz ainda foi às redes, aproveitando-se do rebote de Ortega. Mas o VAR anulou o gol ao flagrar um impedimento na jogada.

O que são 10 minutos?
A partida se arrastou em uma pressão terrível dos Citizens, com Guardiola mandando a campo a joia argentina Echeverri. Ele teve uma chance cara a cara com Henderson, mas o arqueiro do Palace prevaleceu na jogada.
No desenrolar cruel de uma partida histórica, o juizão ainda aplicou 10 minutos de acréscimos. Mas o que eram 10 minutos frente a um torcedor que esperou por aquele momento durante toda uma vida?

No canto de sua fanática torcida, o Palace segurou o gigante para ouvir o apito final e, enfim, soltar o grito. Pela primeira vez. Que sabor suave a vitória tem. A Copa da Inglaterra tem um novo campeão.

Crystal Palace, um time da Europa
Com a conquista da Copa da Inglaterra, o Crystal Palace carimbou sua classificação para a Liga Europa da próxima temporada. Será a primeira vez na história que o time do Sul de Londres disputará uma competição continental.

O que restou ao City
Faltando duas rodadas para o término da Premier League, o City agora lutará para garantir vaga na Liga dos Campeões da próxima temporada. Neste momento, o time está fora da zona de classificação. É o sexto colocado, com 65 pontos.
Mas só depende de si para voltar ao G5 e terá um jogo-chave contra o Bournemouth na próxima terça-feira (20), às 16h (de Brasília), no Etihad Stadium. Antes da disputa do Mundial de Clubes, o time fechará a temporada frente ao Fulham, fora de casa, no dia 25 de maio, sábado, às 12h (de Brasília).
