Com o resultado, o CSA chegou a seis jogos de invencibilidade (3E e 3V), saindo na frente antes do jogo de volta, no dia 20 de maio, na Arena, em Porto Alegre.
Confira a tabela completa da Copa do Brasil
O Grêmio buscou a virada mas provou do próprio veneno para sair derrotado e chegar ao sexto confronto sem superar seus adversários (3E e 3D).
Na volta, um empate classifica os alagoanos, que aproveitaram as falhas defensivas do Grêmio. O time gaúcho terá que vencer por um gol para forçar as penalidades, com triunfo de dois ou mais gols garantindo vaga nas oitavas de final.
No final de semana, os dois times entram em campo por suas divisões do Brasileirão. O CSA visita o Ypiranga-RS no domingo (4), pela 4ª rodada da Série C. O Grêmio encara, no mesmo dia, o Santos, diante da sua torcida.
Veja os detalhes de CSA x Grêmio

Grêmio oscila
O CSA aproveitou a força da sua torcida para ir pra cima do Grêmio nos primeiros instantes. O time gaúcho tinha trabalho para controlar o jogo, sendo castigado aos 14 minutos com gol de Tiago Marques. A falha na marcação foi bem aproveitada pelo centroavante, que se antecipou à zaga após cruzamento de Enzo.
O Grêmio foi empatar na primeira vez que conseguiu chegar com mais qualidade. O roubo de bola no meio de campo terminou com boa troca de es, antes de Braithwaite receber, dentro da área, de frente para o goleiro Gabriel Felix, chutando rasteiro no canto para deixar tudo igual.
Volpi precisou trabalhar para segurar o empate, com o Grêmio devendo na sua parte criativa, tirando Mano Menezes do sério por algumas vezes na etapa inicial.

Mudanças melhoram mas saldo é negativo
O Grêmio seguiu sem levar muito perigo na etapa final, com duas mudanças acontecendo para tentar mudar o panorama. Alysson, que havia saído do banco, só não deixou sua marca porque Felix fez grande defesa, em chute rasteiro e cruzado, com a ponta dos dedos.
O segundo tempo voltou a ser equilibrado, com a maior dose de emoção sendo reservada para a reta final. A virada do Grêmio veio aos 35 minutos com Dodi. A zaga alagoana afastou mal, com o volante pegando a sobra e sendo muito feliz no chute de fora da área, que acertou o ângulo do Azulão.
O castigo gremista começou aos 42 minutos com Marcelinho, aproveitando nova falha da zaga gaúcha para decretar o empate. A situação do time de Mano ficou ainda pior nos acréscimos quando Brayann acertou uma cobrança de falta magistral na gaveta, sem chances de defesa para Volpi.
O golaço fez o Rei Pelé explodir para deixar o CSA a um empate de eliminar um dos times mais vencedores da história da Copa do Brasil.