A eliminação para um time da Série C amplia a crise do Grêmio e a pressão sobre Mano Menezes, que só tem uma vitória em nove jogos (6E, 2D). O Tricolor disputará apenas o Brasileirão e a Copa Sul-Americana até o fim do ano.
Confira a tabela completa da Copa do Brasil
O Grêmio volta a campo no domingo (25) para o duelo contra o Bahia, em casa, pela 10ª rodada da Série A. Depois, recebe o Sportivo Luqueño pela Sul-Americana, na quinta (29).
O CSA está de volta às oitavas de final da Copa do Brasil após 16 anos. A última vez havia sido em 2009, quando eliminou o Santos na 2ª fase.

Vexame anunciado
O Grêmio flertou com a eliminação em toda a (curta) campanha na Copa do Brasil. O Tricolor precisou dos pênaltis para ar por São Raimundo-RR e Athletic-MG, em duelos dramáticos com gols nos minutos finais.
Veja todos os detalhes de Grêmio 0x0 CSA
Diante do CSA, o Grêmio levou a virada no jogo de ida depois de abrir vantagem por 2 a 1 aos 35 minutos do segundo tempo.

Polêmica no fim
Depois de criar poucas chances claras, o Grêmio balançou a rede aos 44 minutos do segundo tempo, com Aravena. O árbitro Matheus Delgado Candançan, porém, anulou o gol por falta de Kannemann em Igor Bahia. O atacante do CSA caiu ao receber um toque do zagueiro tricolor em disputa por espaço na bola aérea.
Candançan reviu o lance no VAR, mas manteve a anulação. A decisão deixou os jogadores do Grêmio inconformados e desencadeou uma confusão. Arezo foi para cima do árbitro e recebeu cartão vermelho.
Bola na trave e pouco mais
O Grêmio sentiu falta de organização ofensiva para converter o domínio territorial em grandes chances. O CSA protegeu bem sua área e chegou a assustar em alguns contra-ataques. Em um primeiro tempo de mais transpiração do que inspiração, Monsalve carimbou a trave perto do intervalo.
Na base do abafa, o Grêmio foi um pouco mais perigoso na segunda etapa e exigiu boas defesas de Gabriel Félix. O nível do time tricolor, porém, não se mostrou suficiente para reverter a desvantagem, apesar da polêmica nos minutos finais.
