Apesar do placar mínimo, o Flamengo abre uma vantagem significativa para chegar à sétima final consecutiva de Carioca. Como teve a melhor campanha da fase de classificação, o Rubro-Negro tem a vantagem do empate no placar agregado. Ou seja, o time de Filipe Luís avança até com derrota por um gol.
Veja a tabela completa do Carioca
O Vasco até fez um bom primeiro tempo e poderia ter saído na frente, mas o resultado foi o que todo vascaíno já tem se acostumado. Nos últimos 10 clássicos contra o Flamengo, foram 7 derrotas, 2 empates e 1 vitória. O triunfo ocorreu em 2023 e não serviria para avançar, já que foi por 1 a 0.
Os dois times voltam a se enfrentar no próximo sábado (8), às 17h45, no Maracanã. Antes disso, o Vasco joga pela Copa do Brasil, na quarta-feira (5), contra o Nova Iguaçu, no Nilton Santos. O Flamengo possui semana cheia de trabalho e não entra em campo.

Bruno Henrique decide
Depois de sofrer com um Vasco ousado no primeiro tempo, o Flamengo voltou do intervalo em alta rotação e foi empurrando seu rival para trás. O jogo no segundo tempo ocorreu basicamente no campo de defesa cruz-maltino e perto da área. Arrascaeta quase marcou um gol olímpico e, pouco depois, Luiz Araújo bateu cruzado no pé da trave.

A pressão deu certo quando a bola caiu no pé do homem dos clássicos. Bruno Henrique recebeu na frente da área, ajeitou para a perna esquerda e bateu no ângulo do goleiro Léo Jardim. Foi o 21º gol do camisa 27 em clássicos pelo Flamengo, o 10º contra o Vasco.

Após o gol, o Flamengo reduziu o seu ritmo e ou a controlar a vantagem mínima. O Vasco pouco ameaçou e só conseguiu assustar literalmente no último lance. João Victor subiu sozinho após falta cobrada por Payet e exigiu boa defesa de Rossi.
Jogo violento
O primeiro tempo no estádio Nilton Santos foi marcado muitas faltas duras e cartões amarelos — seis até o intervalo. Quando conseguiu atacar, o Vasco mostrou mais perigo, apostando em uma marcação forte e transições rápidas.
Veja todos os detalhes de Vasco 0x1 Flamengo
A melhor chance da etapa inicial veio dos pés de Rayan, que finalizou um contra-ataque, mas viu Léo Ortiz salvar em cima da linha após uma defesa parcial de Rossi.
