Mais

Vasco vence 1ª com Diniz, domina Fortaleza e encerra sequência de 9 jogos sem vitórias

Vegetti foi às redes duas vezes em grande apresentação do Vasco
Vegetti foi às redes duas vezes em grande apresentação do VascoTHIAGO RIBEIRO/AGIF/AGIF via AFP
O Vasco venceu o Fortaleza por 3 a 0 na noite deste sábado (17), em São Januário, pela 9ª rodada da Série A do Brasileirão. Nuno Moreira e Pablo Vegetti (duas vezes) marcaram os gols do triunfo cruz-maltino em uma partida marcada pelos gritos de olé da torcida vascaína e as expulsões de Marinho e Coutinho. Foi a primeira vitória do time carioca na volta de Fernando Diniz à Colina.

O Vasco quebrou uma sequência de nove jogos sem vitórias em todas as competições, com seis derrotas e três empates no período.

Confira a tabela do Brasileirão no Flashscore 

Ainda há muito trabalho a ser feito, mas o Cruz-maltino, na batida de Diniz, não deu chances para o Fortaleza. Um resultado expressivo, já que o Leão do Pici não sofria gols há quatro partidas. 

Na última rodada da Série A do Brasileirão, o Fortaleza havia amassado o Juventude, goleando o time gaúcho por 5 a 0, no Castelão. Fora de casa, todavia, a equipe nordestina segue sem vencer. 

Com o resultado, o Vasco pegou o elevador na tabela de classificação e subiu para o 10º lugar, com 10 pontos. O Fortaleza, por sua vez, caiu para a 12ª colocação, com os mesmos 10 pontos, mas atrás no critério de desempate.

Os dois times voltarão suas atenções no meio de semana para os jogos de volta da 3ª fase da Copa do Brasil. Na terça-feira (20), o Vasco recebe o Operário-PR, às 19h, em São Januário. No jogo da ida, as duas equipes empataram em 1 a 1

As estatísticas da vitória do Vasco sobre o Fortaleza
As estatísticas da vitória do Vasco sobre o FortalezaOpta by Stats Perform

Veja como foi Vasco 3 x 0 Fortaleza

Um dia depois, na quarta-feira (21), o Fortaleza recebe o Retrô, no Castelão, às 19h. No primeiro duelo da disputa, as equipes empataram em 1 a 1

O gol mais rápido do Brasileirão 2025

Com 2:25 minutos de bola rolando, o Vasco pulou à frente no marcador em uma belo tapa do português Nuno Moreira, explodindo a torcida presente em São Januário. Esse foi o gol mais rápido da atual edição do Brasileirão. O atacante lusitano, de 25 anos, tem agora quatro gols e duas assistências em 17 jogos pelo Vasco. 

Nuno Moreira abriu o placar em São Januário com um gol relâmpago
Nuno Moreira abriu o placar em São Januário com um gol relâmpagoTHIAGO RIBEIRO/AGIF/AGIF via AFP

Vegetti, o artilheiro do Brasileirão e do país 

A vitória sobre o Fortaleza foi sacramentada pelo poder finalizador de Vegetti. O centroavante argentino aproveitou dois cruzamentos precisos para fazer o que sabe de melhor — colocar a bola no fundo das redes.

Logo no início da etapa final, com um minuto de bola rolando, ele concluiu o e de PH. Depois, aos 34, em ótima jogada de Lucas Piton, o artilheiro apareceu novamente no lugar certo. Sem chances para João Ricardo

Vegetti é o artilheiro do Brasileirão, com sete gols marcados
Vegetti é o artilheiro do Brasileirão, com sete gols marcadosTHIAGO RIBEIRO/AGIF/AGIF via AFP

Vegetti é o principal goleador do futebol brasileiro em 2025, com 17 tentos em 26 partidas. Ele está a seis gols de igualar os números da temporada ada e a sete de estabelecer o melhor ano de sua carreira. No Brasileirão, ele igualou Arrascaeta, do rival Flamengo. Ambos dividem a artilharia, com sete bolas na rede.

As notas dos jogadores titulares de Vasco e Fortaleza na partida
As notas dos jogadores titulares de Vasco e Fortaleza na partidaFlashscore

Teve o nome gritado pela torcida

Em seu primeiro contato com a torcida do Vasco na volta ao comando do Gigante da Colina, Fernando Diniz viveu uma noite iluminada, bem diferente do que exprerimentou neste ano quando esteve à frente do Cruzeiro.

Ele recebeu os aplausos da torcida quando esbrevejou com o time e teve seu nome gritado pelo público quando o triunfo já estava confirmado em campo. Foi a primeira vitória do Diniz pelo Vasco na elite do futebol brasileiro. Em 2021, ele comandou o time carioca na Série B nacional. 

Fernando Diniz exibe o tradicional
Fernando Diniz exibe o tradicional JORGE RODRIGUES/AGIF/AGIF via AFP