Com o resultado, o Grêmio sai da zona de rebaixamento para assumir a 12ª posição, com 8 pontos e duas vitórias. O Santos é o vice-lanterna, na 19ª posição, com apenas 4 pontos e cinco derrotas na competição.
Confira a classificação do Brasileirão
O Tricolor colocou um fim em sequência de seis jogos sem superar seus adversários. O Peixe chega ao quarto jogo seguido sem vencer, considerando todos os torneios.
O time soma apenas uma vitória em suas últimas oito apresentações, tendo chegado ao segundo jogo sob o comando de Cléber Xavier, ex-auxiliar de Tite, que terá muito trabalho pela frente, principalmente sem Neymar, que segue lesionado.
Um total de 21 finalizações foi computado ao final do jogo, mas os ataques estiveram descalibrados, fazendo a partida ter poucas chances reais, sem exigir muito dos goleiros. Apenas quatro bolas chegaram ao gol adversário.
Na próxima rodada, o Santos recebe o Ceará na segunda-feira (12). O Grêmio recebe o Red Bull Bragantino no sábado (10). Antes disso, o Imortal entra em campo pela 4ª rodada da Sul-Americana, no Peru, contra o Grau.
Veja os detalhes de Grêmio x Santos

Baixo aproveitamento
O primeiro tempo mostrou porque os dois times ocupam a parte de baixo da classificação. O Santos até teve mais finalizações (9 a 3) mas o alvo parecia ser um objetivo complicado de ser acertado.
Nenhuma bola foi no gol gaúcho, com o time da casa o fazendo apenas uma vez. O Grêmio viu sua saída de bola quase o trair por mais de uma vez, dando calafrios na sua torcida.
O equilíbrio marcou uma primeira etapa com os goleiros pouco aparecendo, sem grandes chances para animar algum dos lados.

Olivera destoa
Com meia hora de segundo tempo, apenas três chutes tinham chegado ao gol adversário, escancarando o problema para um empate sem gols e emoções na casa gremista. Em uma sobra de bola, aos 32 minutos, Olivera ficou na frente do goleiro e fez o que parecia tão difícil.
O gol que definiu o placar começou com jogada de Alysson, ponta gremista de apenas 18 anos que entrou bem para aproveitar a oportunidade dada pelo técnico Mano Menezes. O Santos buscou diminuir o prejuízo, sem sucesso, voltando para casa com um fardo ainda maior para lidar nos próximos dias.